Créditos: Divulgação / Intel

GPUs Intel Xe-HPG DG2 estão prontas para fabricação

Raja Koduri postou em seu Twitter imagem do chip finalizado
Por Daniel Trefilio Carvalho 03/06/2021 11:18 | atualizado 03/06/2021 13:27 Comentários Reportar erro

Raja Koduri, VP Senior e Chefe de Arquitetura da Intel, postou em seu Twitter imagens do chip da Intel Xe-HPG DG2, placa de vídeo de alto desempenho voltada para jogos da Intel.

Segundo postagem, a parte de hardware das GPUs Intel dedicadas para jogos está pronta e a próxima etapa do trabalho fica a encargo da equipe de software, que terá muito trabalho de "otimização de jogos e drivers" pela frente.

A Intel Xe-HPG DG2 irá contar com 512 unidades de execução e cada uma dessas unidades é capaz de executar oito operações de pontos flutuantes por ciclo, que para fins de comparação com as placas NVIDIA e AMD seria o equivalente a 4096 núcleos.

Ao que tudo indica, no primeiro momento a Xe-HPG DG2 512 será a placa topo do linha da Intel voltada para o mercado de jogos, mirando no mesmo segmento da NVIDIA GeForce RTX 3070, e apesar de supostamente não oferecer uma alternativa aos modelos mais potentes das concorrentes, dependendo da faixa de preço no lançamento a DG2 tem potencial para ser um excelente sucesso comercial para a estreia oficial da Intel no mercado de GPUs dedicadas.

- Continua após a publicidade -

Além disso, é esperado que a Intel também lance modelos para os segmentos de entrada com placas com 384 unidades de execução (equivalente a 3072 núcleos das concorrentes) e modelo menores com 256 e 128 unidades de execução (2048 e 1024 núcleos) voltados para o mercado de laptops gamers.

Com a atual escassez de placas de vídeo no mercado devido diversos fatores, inclusive os scalpers e as fazendas de mineração de criptomoedas, a chegada das placas da Intel será muito bem vinda. Ainda que não haja qualquer previsão para modelos entusiastas, justamente os segmentos que a Intel pretende abarcar nesse início são os mais afetados pela falta de estoque e preços exorbitantes de placas de vídeo.

- Continua após a publicidade -

Apesar do desenvolvimento da parte de hardware das novas Intel Xe HPG-DG2 estar supostamente pronto, ainda não há uma data anunciada para o início da produção ou lançamento dos modelos, mas é possível esperar uma atualização oficial da Intel sobre as próximas etapas da produção após o fechamento do próximo trimestre fiscal.

Fonte: PC Gamer, Twitter @Rajaontheedge
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.