Créditos: Divulgação / AMD

Smartphones terão Ray Tracing com SoC Samsung Exynos e GPU AMD RDNA 2

Além de Variable Rate Shading!

A CEO da AMD, Lisa Su, anunciou durante sua Keynote na Computex 2021 que a empresa está trabalhando em parceria com a Samsung no desenvolvimento do próximo SoC Exynos que deve equipar futuros celulares Galaxy S e utilizará RDNA2 com para Ray Tracing e Variable Rate Tracing.

A tecnologia da AMD virá embarcada nos futuros modelos de celulares Série Galaxy S e segundo a própria CEO, a empresa irá revelar mais detalhes ainda em 2021. Não é de hoje que as duas empresas vem trabalhando em parceria, mas é a primeira vez que algumas tecnologias, até então exclusivas de GPUs de PCs e dos consoles das novas gerações.

No mercado estadunidense, os modelos Galaxy levam os SoCs Snapdragon da Qualcomm, mas o Exynos da própria Samsung é o processador embarcado na linha no resto do mundo por ser considerado até o momento um processador com performance um pouco inferior aos Snapdragon. Contudo, com a nova solução da AMD chegando aos SoCs da Samsung trazendo a arquitetura RDNA2 para competir com os Adreno da Qualcomm, e possibilitando tecnologias como Ray Tracing e Variable Rate Shading, não será surpreendente se a sul-coreana optar por equipar todos os seus modelos principais com os próprios chips.

- Continua após a publicidade -

Com novos anúncios sobre os Exynos 2100 ainda este ano, é possível que já no primeiro semestre de 2022 celulares com GPUs AMD comecem a chegar no mercado, além de rumores sugerirem que laptops embarcados com o Exynos 2200 também tragam GPUs AMD talvez ainda antes.

Até que os primeiros modelos com os novos chips sejam apresentados oficialmente e os testes de desempenho comecem a ser liberados, é difícil garantir que a parceria entre as duas empresas seja o suficiente para que os Exynos superem os chips da Qualcomm, mas com certeza é um passo importante para aumentar a competitividade desses processadores no mercado de silício para dispositivos móveis, e pode abrir precedente para que mais fabricantes de smartphones busquem equipar seus aparelhos com a opção da Samsung.

 

Fonte: The Verge, WccfTech, TechPowerUp
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.