Índice do Artigo

Intel

Vaza imagem da GPU Intel Xe-HPG DG2, que pode ter desempenho próximo da RTX 3080

Vaza imagem da GPU Intel Xe-HPG DG2, que pode ter desempenho próximo da RTX 3080
Créditos: Intel/Reprodução

A futura placa de vídeo de alto desempenho para desktops da Intel, a Xe-HPG DG2, teve uma suposta imagem do seu PCB publicada na internet. A foto mostra uma versão de engenharia que ainda está num estágio bastante inicial, mas especula-se que o produto final terá um desempenho próximo da Nvidia GeForce RTX 3080.

A imagem foi publicada pelo site Moore’s Law is Dead, e fazem parte da mesma amostra da GPU que foi vazada em abril de 2021. Como explica o site WCCF Tech, esse tipo de fotografia ajuda a dar uma melhor ideia do que podemos esperar da futura linha de placas de vídeo gamer da Intel.

Por exemplo, o PCB ainda está sendo produzido na cor ver e possui três pontos de solda para memórias GDDR6. Isso demonstra que a GPU terá uma interface de 256-bits, com a Intel podendo escolher entre chips de 8 Gb ou 16 Gb — resultando em capacidades de 8 GB ou 16 GB de VRAM total.


Fonte: Moore’s Law is Dead/Reprodução

A placa de vídeo não possui nenhum conector compatível com tecnologia de multi-GPUs. Isso pode ter sido decidido apenas para o modelo de engenharia. Outra teoria é de que a Intel pode oferecer a funcionalidade de multi-GPU usando as linhas PCIe Gen 4.0, como a própria AMD já faz.


Fonte: Igor’s Lab

A foto vazada ainda mostra alguns conectores e switches que certamente não estarão presentes no modelo para varejo. Isso inclui juntas de solta para conectores de 8 pinos e vários SP-Caps de alumínio polímero. A parte traseira da GPU também traz diversos MLCC-Caps com alguns filtros de energia.


Fonte: WCCF Tech/Reprodução

Algumas áreas foram censuradas por quem vazou a foto, com retângulos pretos cobrindo certas partes da placa de vídeo. Essas partes podem ser onde estavam os números de série e os códigos da GPU, que fariam com que fosse mais fácil de encontrar quem vazou essas informações.

YouTube video

Outro detalhe interessante é que a imagem vazada combina direitinho com o primeiro diagrama do chip da Xe-HPG DG2, que foi publicado originalmente pelo site Igor’s Lab. O tamanho total do pacote da GPU deverá medir 42,5 x 37,5 mm, totalizando 1.593,75 m2. O die da GPU em si deverá ser consideravelmente menor do que isso.

Via: WCCF Tech, Moore’s Law is Dead

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções