Créditos: Intel/Reprodução

Vaza imagem da GPU Intel Xe-HPG DG2, que pode ter desempenho próximo da RTX 3080

Foto mostra uma versão de engenharia bastante inicial da placa de vídeo
Por Carlos Felipe Estrella 31/05/2021 16:02 | atualizado 01/06/2021 08:28 Comentários Reportar erro

A futura placa de vídeo de alto desempenho para desktops da Intel, a Xe-HPG DG2, teve uma suposta imagem do seu PCB publicada na internet. A foto mostra uma versão de engenharia que ainda está num estágio bastante inicial, mas especula-se que o produto final terá um desempenho próximo da Nvidia GeForce RTX 3080.

A imagem foi publicada pelo site Moore's Law is Dead, e fazem parte da mesma amostra da GPU que foi vazada em abril de 2021. Como explica o site WCCF Tech, esse tipo de fotografia ajuda a dar uma melhor ideia do que podemos esperar da futura linha de placas de vídeo gamer da Intel.

Por exemplo, o PCB ainda está sendo produzido na cor ver e possui três pontos de solda para memórias GDDR6. Isso demonstra que a GPU terá uma interface de 256-bits, com a Intel podendo escolher entre chips de 8 Gb ou 16 Gb — resultando em capacidades de 8 GB ou 16 GB de VRAM total.


Fonte: Moore's Law is Dead/Reprodução

A placa de vídeo não possui nenhum conector compatível com tecnologia de multi-GPUs. Isso pode ter sido decidido apenas para o modelo de engenharia. Outra teoria é de que a Intel pode oferecer a funcionalidade de multi-GPU usando as linhas PCIe Gen 4.0, como a própria AMD já faz.

- Continua após a publicidade -


Fonte: Igor's Lab

A foto vazada ainda mostra alguns conectores e switches que certamente não estarão presentes no modelo para varejo. Isso inclui juntas de solta para conectores de 8 pinos e vários SP-Caps de alumínio polímero. A parte traseira da GPU também traz diversos MLCC-Caps com alguns filtros de energia.


Fonte: WCCF Tech/Reprodução

Algumas áreas foram censuradas por quem vazou a foto, com retângulos pretos cobrindo certas partes da placa de vídeo. Essas partes podem ser onde estavam os números de série e os códigos da GPU, que fariam com que fosse mais fácil de encontrar quem vazou essas informações.

- Continua após a publicidade -

Outro detalhe interessante é que a imagem vazada combina direitinho com o primeiro diagrama do chip da Xe-HPG DG2, que foi publicado originalmente pelo site Igor's Lab. O tamanho total do pacote da GPU deverá medir 42,5 x 37,5 mm, totalizando 1.593,75 m2. O die da GPU em si deverá ser consideravelmente menor do que isso.

Via: WCCF Tech Fonte: Moore's Law is Dead
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.