Índice do Artigo

Intel

Intel lança CPUs para ultrafinos capazes de alcançar 5GHz

Intel lança CPUs para ultrafinos capazes de alcançar 5GHz
Créditos: Divulgação: Intel

A Intel apresentou dois novos modelos de processadores para modelos ultrafinos da 11ª geração Intel Core, codinome Tiger Lake. Os modelos Intel Core i7-1195G7 e Intel Core i5-1155G7 trazem frequências mais altas para o line-up de CPUs pra dispositivos compactos.

Com esse update na linha, pela primeira vez um produto para o segmento de mobilidade será capaz de atingir frequências de 5GHz. É importante destacar que esse valor deve ser alcançado em apenas um núcleo, e que o projeto do notebook será importante para atingir esse patamar, já que o Core i7-1195G7 pode ser dimensionando em um projeto de aquecimento de 28W para buscar desempenho, ou reduzido para 12W em produtos com foco em portabilidade.

O ganho de frequências é de 100MHz comparado a outros modelos da linha nesses cenários de boost em um único núcleo, enquanto no boost de todos os núcleos simultaneamente o ganho foi mais expressivo, chegando a 300MHz comparado aos modelos antes disponíveis na linha. Assim o  Intel Core i7-1195G7 e Intel Core i5-1155G7 podem alcançar em todos os threads 4.6GHz e 4.3GHz, respectivamente.

Os gráficos ficam por conta do Intel Xe, nova tecnologia gráfica que pode trazer até 96 Unidades de Execução nos modelos mais potentes da linha. De acordo com a Intel, é viável um gameplay em 1080p em diversos títulos, inclusive usando Valheim para demonstrar uma performance 2,7x maior que modelos da rival AMD nesse cenário de ultrafinos. Em cenários de produtividade, a empresa apresentou diferenças maiores, com até 8x ganho em testes de codificação de vídeo:

Essas comparações são relevantes na estratégia da Intel de rebater o argumento das simples especiações técnicas. Nelas a AMD possui clara vantagem, como seu produto topo de linha do segmento ultrafino trazendo 8 núcleos e 16 threads, o dobro do que o modelo topo de linha Intel no setor. Nas comparações, a empresa busca mostrar que otimizações da microarquitetura e hardware acelerando alguns processos (como codificação/decodificação de vídeo) resultam em mais performance. Aqui no Adrenaline ainda não testamos a série 5000U para fazer uma comparação direta.

Os processadores da 11ª geração Intel Core para ultrafinos também trazem um enfoque na conectividade, com o suporte ao Wi-Fi 6E, e também traz iniciativas como o Intel EVO, uma categorização que ajuda o consumidor a delimitar os produtos que atendem a critérios de qualidade na experiência do usuário.

YouTube video

A Intel espera a chegada de 60 designs de notebooks com os dois novos processadores até o final do ano, de marcas como Acer, ASUS, Lenovo e MSI ainda nos próximos meses. Cerca de 250 designs com processadores Intel Core série U de 11ª geração devem chegar ao mercado até o final do ano.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções