Créditos: West Midlands Police/Reprodução

Polícia faz operação em busca de maconha e encontra mina secreta de Bitcoin

Força-tarefa inglesa apreendeu 100 computadores montados para mineração
Por Carlos Felipe Estrella 30/05/2021 12:52 | atualizado 30/05/2021 13:37 Comentários Reportar erro

A polícia inglesa encontrou por acidente uma mina clandestina de Bitcoin enquanto investigava sinais de uma suposta fazenda de maconha. A força-tarefa inglesa apreendeu 100 computadores que foram montados especificamente para a mineração da criptomoeda.

Os oficiais, que fazem parte da West Midlands Police, entraram num armazém com um mandado de apreensão de drogas ilícitas depois de uma investigação que apontava para a presença de uma fazenda de maconha. Isso porque os detetives encontraram uma quantidade incomum de fios e de equipamentos de ventilação no lado de fora do prédio.

As investigações também mostraram níveis elevados de calor vindo da instalação. Na grande maioria das vezes, esses fatores apontam para a presença de lâmpadas de halogêneo e de área destinada ao cultivo da erva no interior da construção.

Mas não nesse caso em particular. O que os policiais encontraram foi uma centena de computadores destinados apenas para a mineração de criptomoedas 24 horas por dia. Essas máquinas ainda por cima estavam utilizando eletricidade roubada dos vizinhos — os criminosos as conectaram diretamente na fonte de energia que estava fora dos circuitos do armazém.

Pela estimativa das autoridades, a eletricidade consumida pela mina atingiu valores na casa das milhares de libras esterlinas. Os 100 computadores foram apreendidos, mas ninguém foi preso nessa operação.

- Continua após a publicidade -


Fonte: Coindesk/Reprodução

Os detetives ficaram sabendo do armazém por causa de uma denúncia anônima, que os informou sobre uma quantidade incomum de pessoas entrando e saindo durante o dia. Usando um drone equipado com uma câmera térmica, eles sobrevoaram a construção e perceberam o quantidade de calor que estava sendo gerada ali dentro.

"Ele tinha todas as marcas de uma fazenda para cultivo de cannabis e eu acredito que é apenas a segunda mina de criptomoedas do tipo que encontramos em West Midlands".
- Jennifer Griffin, sargento da polícia de West Midlands

"Ele tinha todas as marcas de uma fazenda para cultivo de cannabis e eu acredito que é apenas a segunda mina de criptomoedas do tipo que encontramos em West Midlands".
- Jennifer Griffin, sargento da polícia de West Midlands

O valor da Bitcoin tem caído de maneira constante desde o dia 8 de maio, quando Elon Musk participou do programa de humor estadunidense Saturday Night Live. Naquela noite, o bilionário e os comediantes fizeram diversas piadas com criptomoedas, chegando ao ponto de brincar que elas representam um golpe.

Via: The Wall Street Journal Fonte: BBC
Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.