Créditos: Pixabay/TobiasD

Criador das memórias NAND quer revolucionar a RAM do PC

Fujio Masuoka acredita que as novas memórias DFM podem substituir a DRAM
Por Luiz Schmidt 27/05/2021 14:05 | atualizado 27/05/2021 14:05 Comentários Reportar erro

Fujio Masuoka é reconhecido no mundo da tecnologia como o inventor das memórias NAND. Agora, em um estudo publicado na 13ª IEEE International Memory Workshop, o engenheiro japonês revelou a DFM (Dynamic Flash Memory), que utiliza a tecnologia SGT (Surround Gate Transistor), com a capacidade para substituir as atuais DRAM utilizadas no PC. A DFM é um tipo de memória, ainda em fase teórica, similar a memória flash NAND, mas que seria capaz de oferecer maior densidade se comparada com a DRAM.

Não é novidade, que novas alternativas para a DRAM estão no horizonte, como é o caso da DRAM 1-alfa, produzida pela SK hynix como uma forma de tecnologia DRAM mais avançada. Entretanto, as soluções propostas muitas vezes esbarram em alternativas caras demais para substituir o atual modelo. A ideia proposta por Masuoka, aparenta ser similar a DRAM, porém ao ao contrário das Memórias de Acesso Randômico Dinâmico (DRAM), que precisam atualizar a informação a fim de manter o armazenamento, a DFM tecnologia não seria destrutiva durante os ciclos de leitura.


Estrutura teórica da DFM (Créditos: Unisantis)

Isso significa menores taxas de atualização, o que levaria para uma largura de banda maior para os ciclos de leitura/escrita. Além disso, a estrutura em bloco da DFM, teoricamente também permitiria maior facilidade ao acesso da informação

A Dynamic Flash Memory ainda está em fase teórica, porém algumas simulações da Unisantis Eletronics, empresa onde Masuoka trabalha, mostram que a memória pode apresentar densidade até quatro vezes maior que as atuais DRAM. O que em conversões diretas resultaria em chips de 64GB, ao invés de 16GB.

- Continua após a publicidade -

A DFM pode apresentar densidades até quatro vezes maior que as atuais DRAM

Após a publicação do estudo, a companhia está em busca de parceiros para desenvolver a tecnologia e construir o primeiro protótipo físico da DFM. Caso as proposições teóricas de Masuoka estejam corretas, em alguns anos poderemos encontrar no mercado as DFM como uma opção superior à DRM.

Fonte: PC Gamer
Assuntos
Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.