Créditos: Valve

Valve SteamPal - Console portátil pode vir com APU AMD [RUMOR]

Aparelho pode ser anunciado ainda em 2021
Por Juliano Aires 25/05/2021 23:00 | atualizado 25/05/2021 23:01 Comentários Reportar erro

Desde que a Valve alcançou o sucesso nos computadores com seu cliente Steam, que hoje oferece milhares de jogos e é referência no mercado de PCs, Gabe Newell o criador da empresa tenta abocanhar novos mercados além dos jogadores de PC. E alguns rumores apontam que a nova empreitada da empresa será um console portátil que virá com uma APU AMD e pode ser anunciado ainda esse ano.

 

Desta vez foram encontradas informações dentro do banco de dados da nova versão beta do cliente da Steam e a fonte desse vazamento é Pavel Djundik, que escreve para o site SteamDB. O leaker informa que foram encontrados informações a respeito de um controle da  Valve de codinome Neptune, e dentro desses dados há menções aos nomes "SteamPal" (NeptuneName)"SteamPal Games" (GameList_View_NeptuneGames). Em setembro de 2020 já havia surgido nomes no código do Steam Beta que indicavam algo a ser revelado, com as palavras "Neptune" e "Neptune Optimized Games".

O site Ars Technica indica que SteamPal é o codinome de um console portátil de jogos feito pela Valve, que deverá trazer Linux como sistema operacional e seguir os moldes do Nintendo Switch como design, mas sem os controles destacáveis. Como o projeto está ainda em estado inicial, pode ser que a Valve entre em acordo com a Microsoft para incluir o Windows em seu aparelho, mas ainda é muito cedo para imaginar que ela não utilizará um sistema gratuito como o linux, que ela sempre apostou desde o SteamOS. O SteamPal deve vir também com uma porta USB 

- Continua após a publicidade -

No Reddit é dito que o console portátil utilizará uma APU desenvolvida pela AMD de codinome Aerith e pode vir com uma tela de 7 ou 8 polegadas e com um preço estimado de U$399,00. Nos últimos meses várias empresas chinesas vem lançando no mercado consoles portáteis mais parrudos, como Aya Neo e o GPD WIN 3, pode ser a tentativa da Valve de disputar nesse mercado, lembrando que os concorrentes citados utilizam o Windows 10 como sistema operacional.

Nos últimos anos a Valve fez tentativas no mercado como o Steam Controller que teve baixo apelo do público e não foi bem aceito e as Steam Machines em conjunto do Steam OS que seriam maquinas produzidas por terceiros dedicadamente para usufruir dos jogos da Steam mas que não deram certo principalmente por utilizar o Linux e haver baixa compatibilidade com jogos, e que a Valve faz questão de não lembrar do fracasso que foi o projeto. Resta aguardar para sabermos mais informações a respeito do SteamPal e suas especificações. 

Via: videocardz, arstechnica
Tags
  • Redator: Juliano Aires

    Juliano Aires

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.