Índice do Artigo

Hardware

Arm anuncia novos designs de CPUs e GPUs com mais desempenho e eficiência

Arm anuncia novos designs de CPUs e GPUs com mais desempenho e eficiência
Créditos: Arm/Divulgação

A empresa britânica Arm anunciou novos designs de CPUs e GPUs para dispositivos móveis que, como sempre, chegam com a promessa de maior desempenho e melhor eficiência energética. Entre as novidades temos os núcleos de processadores Cortex-X2, Cortex-A710 e Cortex-A510 — todos usando arquitetura Armv9 — e as GPUs Mali-G710, G610 G510 e G310.

Os cores Cortex-X2 deverão ser utilizados em notebooks e dispositivos móveis de próxima geração, e chegam com promessas ousadas para a performance. De acordo com a Arm, esses novos núcleos oferecem desempenho até 40% superior para tarefas single-threaded, em comparação com chips modernos para laptops.

Já os núcleos Cortex-A710 chegam para ocupar o lugar dos “big cores” normalmente utilizados em celulares, que tomam conta das tarefas mais pesadas. Segundo a fabricante, eles oferecem desempenho 10% superior em relação à geração anterior (Cortex-A78), assim como uma eficiência 30% maior.

Os “LITTLE cores” de nova geração da Arm se chamam Cortex-A510, que oferece melhoria de 35% em desempenho, assim como eficiência 20% superior ao Cortex-A55. Além disso, ele traz uma performance três vezes superior em tarefas de aprendizado de máquina.


Fonte: Arm/Divulgação

A empresa também confirmou que, até 2023, todos os seus núcleos de CPU serão 64-bits. Isso vale tanto para os núcleos big quando os LITTLE, o que finalmente significará o fim dos 32-bits no Android e nos chipsets Snapdragon.

A Arm também anunciou suas novas GPUs para dispositivos móveis, com a Mali-G710 chegando como modelo topo de linha. Ela foi desenvolvida para celulares e Chromebooks, com a promessa de uma melhoria de 20% no desempenho geral e de 35% em tarefas de machine learning.

Como explica o site XDA Developers, a Mali-G610 foi desenvolvida para ter as mesmas tecnologias que a G710, mas com um preço mais competitivo. Para completar, a Mali-G510 promete um desempenho 100% superior em comparação com a geração anterior, tanto em tarefas gerais quanto de aprendizado de máquina. Esse modelo mais básico ainda chega com uma eficiência 22% superior.

Finalmente, ainda temos a Mali-G310, que é de fato a GPU mais básica mostrada pela Arm. Ela traz um desempenho seis vezes superior na aplicação de texturas, além de ser duas vezes mais rápida na exibição de conteúdo da interface de usuário do Android.

Via: XDA Developers, Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções