Créditos: Andrey Matveev

Intel Socket V (LGA1700) trará novo encaixe para coolers

Novo layout retangular do processador exigirá mudanças na geração Alder Lake-S
Por Juliano Aires 25/05/2021 03:36 | atualizado 25/05/2021 08:48 Comentários Reportar erro

Programado para ser lançado ainda neste ano pela Intel, a próxima geração de processadores da marca que leva o codinome Alder Lake-S deverá exigir novos coolers, isso porque a 12ª geração da Intel Alder Lake-S utilizará o soquete LGA1700 que virá com um formato mais retangular medindo 37,5x45,0mm, um pouco diferente dos seus antecessores (Comet Lake-S e Rocket Lake-S) que utilizam o soquete LGA1200 que tem o formato quadrado medindo 37,5x37,5mm.

O design do novo processador se dá por conta do soquete V0 que substitui o H5 no LGA1700, e portanto irá necessitar de novos coolers ou adaptações para os modelos já a venda, para que eles funcionem corretamente. Recentemente nós trouxemos aqui que algumas marcas já se posicionaram sobre o suporte de alguns coolers do mercado para o novo processador: Noctua confirma que cooler NH-U12A suportará soquete Intel LGA1700 via kit extra e Gigabyte indica que coolers atuais vão funcionar em CPUs Intel Alder Lake. Além das alterações no design, os novos processadores trarão suporte a novas tecnologias que ainda não são suportadas pela geração atual. O PCIe 5.0 e o DDR5 são dois novos padrões que se tornarão tendência pelos próximos anos e serão suportados já na linha do Alder Lake-S, que também contará o video integrado Intel Xe.

Com todas essas mudanças, o mercado de placas mãe deve começar a se movimentar muito em breve, com novos modelos com o suporte ao LGA1700 e se adequando para receber os novos coolers. Apesar da previsão para esse ano, ainda não há uma data específica para a chegada dos novos processadores, mas com o avanço dos vazamentos não devem haver grandes preocupações quanto a chegada ainda em 2021, visto que a AMD vem aquecendo bastante o mercado de processadores, inclusive podendo utilizar o padrão LGA com a vinda do AM5, fazendo com que a concorrência corra para atualizar e entregar grandes performances na sua nova linha.

- Continua após a publicidade -

Via: pcgamer, videocardz
Tags
  • Redator: Juliano Aires

    Juliano Aires

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.