Dia do Orgulho Nerd é comemorado hoje (25), mas por quê?

Data também celebra o Dia da Toalha e a gente te explica o motivo

Não entre em pânico! Se você não sabe por que hoje, 25 de maio, é o Dia do Orgulho Nerd, o Adrenaline explica para você. 

Nesta terça-feira inteira, é possível que diversas lojas e empresas façam referência a comunidade geek com menções ao Orgulho Nerd. Mas você pode ver também postagens em comemoração ao Dia da Toalha. Essas datas têm tem relação? Vem com a gente!

Dia da Toalha

Antes mesmo da data do Orgulho Nerd ser consolidada, o Dia da Toalha já era comemorado graças a um livro. A série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, composta por seis livros, é um clássico da literatura nerd. Quando o autor da trilogia Douglas Adams morreu, em 11 de maio de 2011, os fãs escolheram um dia para prestar homenagem ao escritor e 25 de maio foi definido. 

Com humor e ficção científica, “O Guia do Mochileiro das Galáxias” e as demais obras da "trilogia de seis livros" criaram diversas referências para a comunidade nerd. A resposta para a vida, o universo e tudo mais ser 42, o “não entre em pânico” e a toalha são algumas delas. Essa última é um item básico de sobrevivência. “A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar”, ela pode servir como agasalho, colchão, vela e até como arma.

Por ser um objeto tão importante na obra, a toalha não ficou de fora da homenagem a Douglas Adams. Duas semanas após a morte do autor, fãs saíram às ruas exibindo uma toalha nos ombros ou pendurada na mochila, como verdadeiros mochileiros. Desde então, anualmente essa data é comemorada como o Dia da Toalha.

Dia do Orgulho Nerd

- Continua após a publicidade -

No mesmo dia 25 de maio, estreava “Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança” mas em 1977. O lançamento do filme foi um marco na ficção científica e até hoje é considerado um dos melhores títulos do gênero. 

A primeira história de um movimento da comunidade geek para validar seus gostos nerds foi na Espanha, em 2006. A celebração ocorreu no dia 25 de maio justamente porque foi o dia da estreia de “Star Wars: Episódio IV”. Aproximadamente, 300 pessoas em Madri se reuniram para reafirmar com orgulho seus gostos nerds.   

Por serem comemorações na mesma data e por terem praticamente o mesmo público, o mercado viu uma grande oportunidade de unificar os eventos. Convencionou-se chamar de “Dia do Orgulho Nerd” para representar as celebrações. 

Independente de como você chama este dia, aproveite para fazer alguma nerdice. É uma data para ter orgulho de ser diferentão ou diferentona e gostar de coisas que muita gente não curte. Por aqui, a gente deseja que você não entre em pânico, se o jogo abriu ele tá rodando e que a Força esteja com você!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Redação

    Redação

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.