TSMC divulga avanços no desenvolvimento de chips em 1nm com semicondutores 2D
Uso de Bismuto pode ser essencial para o desenvolvimento de chips em 1nm
Em colaboração com o Massachusets Institute of Technology (MIT) e com a National Taiwan University (NTU), a TSMC publicou no dia 12 de maio um artigo na revista Nature mostrando um grande avanço no desenvolvimento de chips de 1nm graças a semicondutores bidimensionais baseados em Bismuto (Bi).
De acordo com o artigo, o desenvolvimento de chips numa litografia tão baixa (1nm) dependia de semicondutores que podem ser usados com uma baixíssima espessura atômica bidimensional. No entanto, reduzir tanto a espessura dos circuitos gerava uma queda na condutibilidade e aumento na resistência dos semicondutores.
No entanto, os pesquisadores descobriram que o uso do metal de transição Bismuto na matiz bidimensional pode reduzir a resistência e aumentar a condução no material, o que quebra a barreira de desenvolvimento dessa tecnologia explicada anteriormente.
As resistências relatadas são uma melhoria substancial para semicondutores bidimensionais, e se aproximam do limite quântico. Essa tecnologia revela o potencial de transistores de alto desempenho em monocamada que estão equivalentes com os semicondutores tridimensionais em estado da arte (...) estendendo a lei de Moore.
Essa descoberta foi feita primeiro pela MIT mas depois foi refinada pela NTU e pela TSMC. A novidade foi anunciada pouco depois da IBM mostrar avanços no desenvolvimento de chips em 2nm.
Lisa Su, CEO da AMD, compartilhou o seu ponto de vista sobre a escassez de chips
A executiva não aparenta estar muito preocupada com a situação
Finalmente, vale destacar que isso não significa que a TSMC vai começar a produzir chips em 1nm em breve, já que a empresa ainda planeja começar a produção de nódulos de 3nm na segunda metade de 2022. Para mais informações, você pode acessar o artigo original publicado na Nature clicando nesse link.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: TechPowerUp Fonte: Nature