Créditos: Cutting Edge

Chia esvazia estoques e infla preços de HDDs de alta capacidade

Situação está pior em modelos de alta capacidade, mas afeta todos os níveis

O advento da Chia já está impactando na disponibilidade de HDDs em lojas e, com isso, inflando os preços dos drives, surpreendendo um total de zero pessoas. A realidade que tem sido enfrentada há tempos no segmento de GPUs chega aos drives de armazenamento onde pode ser capaz de fazer estrago ainda mais rápido, segundo uma análise do Tom's Hardware.

O conhecido site norte-americano de hardware fez todo um estudo com diversos modelos, de diferentes fabricantes, para os mais variados usos. As conclusões são mais ou menos o que as pessoas esperam, mas agora com a pesquisa para provar.

Os modelos com maior capacidade de armazenamento são os mais procurados, mas conforme eles rapidamente se esgotaram, os outros níveis de capacidade também estão sendo procurados pelos mineradores.

Mas uma agravante que faz os drives analógicos de armazenamento se esgotarem até mais rápido que GPUs é que seus estoques já começam mais baixos.

Como analisa o TechPowerUp, as vendas de HDDs se encontravam numa baixa, com a maioria das pessoas procurando migrar para SSDs. Em sistemas prontos os SSDs se tornaram praticamente "obrigatórios", e comprando separadamente os drives digitais também seguem na liderança.

- Continua após a publicidade -

Sendo assim, as fabricantes deram uma "freada" na produção de HDDs, uma vez que não estavam em alta procura. E é nessa situação que a Chia surgiu, fazendo as pessoas correrem para comprar diversas unidades de um produto que já não estava com os estoques em alta.

Segundo o Tom's Hardware, já podemos encontrar HDDs de alta performance com preços acima do dobro de seu sugerido (MSRP). 

Mas o cenário não está tão terrível para usuários menos hardcore. A conclusão do extenso estudo mostra que modelos de HDD com menor velocidade e capacidades abaixo dos 8TB tiveram, sim, seus valores aumentados, mas nada exorbitante como os outros que começam a se esgotar. Para um uso doméstico, 8TB é bastante capacidade, então para quem não se importa muito com a velocidade de acesso aos dados, ainda dá pra encontrar modelos que não vão acabar com o orçamento.

Fonte: Tom's Hardware
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.