Créditos: Intel/Divulgação

Vaza teste de CPU Intel Alder Lake com 14 núcleos, 20 threads e 64GB de RAM DDR5

Feito no Geekbench 5, benchmark mostra performance multi-core superior ao Ryzen 9 5980HS

O ainda inédito processador Intel Alder Lake-P com 14 núcleos e 20 threads apareceu num teste de desempenho junto de 64 GB de memória RAM DDR5. Feito no Geekbench 5, esse benchmark mostra um desempenho multi-core superior ao do rival AMD Ryzen 9 5980HS.

A publicação desse teste é um reflexo direto dessa CPU Alder Lake estar nas mãos de cada vez mais desenvolvedores diferentes. Esses resultados de benchmarks preliminares muito provavelmente utilizam amostras de engenharia do hardware.

Esse processador em questão é um modelo híbrido, que mistura núcleos Golden Cove de alto desempenho com cores Gracemont de maior eficiência energética. Ele também deverá trazer um chip gráfico Intel Xe integrado, além de suportar a interface PCIe 5.0 e quatro gerações de memórias diferentes: DDR4, LPDDR4, DDR5 e LPDDR5.

Essa será a primeira CPU híbrida da Intel para computadores mainstream, o que leva a muita curiosidade especialmente sobre o seu desempenho em tarefas de múltiplos núcleos. E foi exatamente isso que tivemos com os testes do Geekbench 5, que mostraram o novo modelo da Intel superando até as CPUs mobile da AMD.


Fonte: Tom's Hardware/Reprodução

- Continua após a publicidade -

A amostra de engenharia do Intel Alder Lake-P obteve 1.287 pontos em workloads single-thread e 8.950 pontos em cargas de trabalho que envolvem múltiplos núcleos. Para base de comparação, o AMD Ryzen 9 5980HS tem 8.225 pontos em multi-core — mas ainda tem um desempenho de núcleo único superior, de 1.540.

Os dados do Geekbench mostram que o processador Alder Lake possui clock base de 1.40 GHz, mas confundem ao exibir o boost clock como 27.1 GHz. Imaginamos que a informação esteja incorreta, a não ser que a Intel tenha feito a descoberta do século em overclocking.

O teste de desempenho ainda exibe que o chip estava rodando num perfil de desempenho "equilibrado", o que indica que ele estava rodando num notebook. Mesmo assim, fica difícil de avaliar seu desempenho numa situação de uso real, especialmente por não ter sido revelado o seu boost clock.

Como aponta o site Tom's Hardware, essa versão de engenharia do Alder Lake-P traz resultados bastante empolgantes, especialmente porque o seu lançamento é previsto apenas para daqui a alguns meses.

Via: Tom's Hardware, WCCF Tech
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.