Créditos: Divulgação Intel

Novo SSD hibrido Intel Optane H20 será lançado oficialmente em junho

Dispositivo terá versão de até 1 TB e promete ótimas velocidades de leitura e escrita

A Intel anunciou oficialmente o lançamento do novo Optane H20, seu mais novo SSD M.2 híbrido, que combina tecnologias Optane Memory e QLC NAND. O dispositivo, que já havia sido anunciado no fim do ano passado, apresenta o melhor de cada tecnologia para trazer velocidades mais altas de armazenamento.

Essa será a segunda versão do dispositivo da empresa, que é projetado para melhorar o desempenho de aplicativos, principalmente os que estão sendo executados a partir de dispositivos de armazenamento mais lentos.

O novo Intel Optane H20 será vendido com duas opções de armazenamento QLC SSD 3D NAND, sendo elas de 512 GB ou 1 TB de capacidade, além disso, o SSD contará 32GB de memória Intel Optane. O aparelho apresenta o formato padrão M.2 2280 e, segundo a Intel, operará com velocidades de leitura e gravação de até 3.300 MB/s e 2.100 MB/s.

Conheça todos os dispositivos da Intel.


Créditos: Divulgação Intel

- Continua após a publicidade -

Além disso, a fabricante também promete uma latência reduzida no dispositivo, sendo de apenas 6,75 µs para leituras e 12 µs para gravações. A durabilidade prometida pro aparelho é de um tempo médio entre falhas de 1,6 milhão de horas e um total de 185 TB e 370 TB escritos nas versões de 512 GB e 1 TB, respectivamente.

A Intel vai começar a comercializar o novo Optane H20 a partir do dia 20 de julho, mas ele não chegará ao mercado para o usuário final. Isso porque a empresa vai liberar o dispositivo diretamente para fabricantes parceiras, que irão incorporar o dispositivos em sistemas com processadores Intel de  11ª Geração.


Créditos: Divulgação Intel

Essa política de lançamento é a mesma que a empresa realizou com o lançamento do Optane H10, chegando primeiro aos notebooks, mas com o tempo eles ficarão disponíveis aos usuários. Porém vale a pena destacar que, para usar todo o potencial das unidades, será necessário um processador Intel compatível.

Fonte: Engadget, NeoWin, Intel
Tags
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.