Créditos: TechPowerUp

Depois de 9 anos, série GTX 600 de GPUs deve receber seus últimos drivers

Drivers R470 serão os últimos otimizados para a arquitetura Kepler pela Nvidia

Em 22 de março de 2012 a Nvidia anunciava sua série GeForce GTX 600 de placas de vídeo e os potenciais compradores não pretendiam minerar criptomoedas com essas GPUs. Tempos mais simples. Hoje, mais de 9 anos depois do lançamento, temos a notícia de que o suporte oficial a esses modelos vai acabar depois dos últimos drivers R470 da fabricante.

A informação vem da própria Nvidia, mas foi "pescada" pelo pessoal do TechPowerUp. A tabela acima, encontrada pelo site, está disponível nos documentos oficiais de suporte da fabricante. Ali podemos ver que a última coluna identifica o "último suporte a driver", e o R470 aparece para a arquitetura Kepler.

O TechPowerUp explica que o roadmap do suporte dos drivers se refere principalmente aos modelos para servidores e data centers das placas de vídeo, mas a informação deve se refletir nos produtos domésticos também. Na verdade, segundo o site, o indicativo é que o suporte para os modelos GeForce GTX 600 pode acabar até antes do disponível para uso profissional.

Também é interessante atentar ao fato de que muitas placas da série GTX 700 também se baseiam na arquitetura Kepler e devem ter seu suporte encerrado. Como deixado claro na tabela, a Nvidia está se referindo a arquiteturas para o roadmap do suporte de seus drivers, e não aos números de séries e modelos. Então toda GPU baseada em Kepler deve ter a R470 como a última série de drivers oficialmente compatível com a placa de vídeo.

Também é interessante notar um segundo gráfico, que mostra as divisões de "suporte a longo termo" para as diferentes séries de drivers e de "novos recursos". Nessa segunda imagem é possível notar que a série R470 traz suporte a longo termo:

- Continua após a publicidade -

Isso quer dizer então que a arquitetura Kepler ainda tem mais uns anos pela frente, mesmo chegando aos seus últimos drivers neste ano. Conforme mostrado no gráfico, os drivers R470 vão pelo menos até 2024, então podemos inferir que até lá a Nvidia ainda suporta a arquitetura, mesmo que ela não receba novos drivers de recursos.

Fonte: TechPowerUp
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.