Créditos: TechSurprise

SSDs superam venda de HDDs em 3 pra 2 no primeiro trimestre de 2021

Em armazenamento, no entanto, drives digitais ainda estão longe dos analógicos

Os SSDs continuam sua liderança em relação aos HDDs em número de unidades vendidas. No ano passado, os drives digitais já tomaram a dianteira em vendas, e agora no primeiro trimestre de 2021, eles superam em três unidades vendidas para cada duas de HDDs.

Isso significa dizer que, dos drives totais vendidos nos primeiros três meses deste ano, 60% deles eram SSDs, enquanto 40% eram HDDs. Os dados foram obtidos e compilados pela Trendfocus, especializada em análise de informações desse tipo.

Segundo a Trendforce, foram vendidos 64,17 milhões de HDDs no Q1 de 2021. Enquanto isso, mesmo com um número consideravelmente menor de fabricantes, os SSDs somaram um total de 99,44 milhões de unidades vendidas no mesmo período.

Mas a maioria dos leitores não deve ficar surpresa em saber que, mesmo com um número tão maior de unidades vendidas, o volume total de armazenamento dos drives digitais continua muito atrás do alcançado pelos HDDs. Ainda de acordo com os dados da Trendforce, os HDDs vendidos ao longo do período alcançaram juntos os 288,3 exabytes (EB), enquanto os SSDs chegam nos 61,5 EB. É um número mais do que quatro vezes maior.

Isso se deve, claro, à tendência da usabilidade desses drives. Mesmo no segmento doméstico, a maioria das pessoas usa um SSD menor para acelerar o sistema e dados de uso constante, e colocam um HDD bem maior para armazenamento em volume. A lógica se repete em servidores e data centers, que usam HDDs ainda maiores, alcançando até os 18 TB hoje em dia, e somando exabytes enormes de dados quando pensamos em unidades totais vendidas.

- Continua após a publicidade -

Voltando ao número de unidades de SSD vendidas, é interessante analisar também quais fabricantes fizeram maior sucesso. De acordo com a Trendforce, a Samsung tem a maior fatia de mercado de longe, somando 25,3% das unidades distribuídas de SSD ao longo do Q1 de 2021.

O segundo lugar vai para a WDC, que já cai para 18,2%. A Kingston, que aparece bastante nas lojas aqui no Brasil, fica com apenas 8,2% das vendas. Comparando as fatias de mercado em termos de capacidade dos SSDs vendidos, a Samsung alcança uma dominância ainda maior:

Agora é ficar atento para ver como a Chia pode acabar impactando nesse mercado ao longo dos próximos meses.

Fonte: Tom's Hardware
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.