Índice do Artigo

Hardware

Seagate cria HD mais rápido do mundo que pode competir com alguns SSDs

Seagate cria HD mais rápido do mundo que pode competir com alguns SSDs
Créditos: Seagate

A Seagate acaba de revelar um HD de 14TB, que promete ser o HD mais rápido do mundo. O Seagate Mach.2 Exos 2X14 atinge velocidades de transferência de dados de 524MB/s, valores próximos aos de SSDs SATA que atingem cerca de 550MB/s.

É importante ressaltar, que modelos de conexão SATA não são nem de perto os mais rápidos do mercado, e que o protocolo NVMe é o que está em alta hoje em dia. Portanto, o HD Mach.2Exos 2X14 é um modelo interessante, mas que não supera os modelos de SSDs mais rápidos, além de não atingir a performance de leitura/gravação de SSDs modernos. 

Saiba tudo sobre SSDs

Mesmo assim, a tecnologia criada pela Seagate é altamente eficiente. O HD é pensado para servidores em cloud, e não será possível conectá-lo à maioria dos PC gamers, já que ele necessita de uma interface SAS 12Gbps, ao invés do SATA 6Gbps, modelo padrão encontrado na maior parte das placas-mãe vendidas no mercado. A empresa confirmou que, por enquanto, não será possível comprar o HD no mercado.

Como a Seagate construiu um HD tão rápido? Segundo documento oficial do Mach.2 Ecos 2X14, publicado pela Seagate, o HD possui drive com tecnologia Mach2 de dois atuadores, capazes de operar independentemente. Essencialmente, temos dois HDs de 7TB fechados em um chassi de 3.5 polegadas, equipados com um cache multisegmentado de 256MB e 7200RPM (rotações por minuto).


(Créditos: Seagate)

Porém, toda essa potência tem um elevado custo energético. O Mach.2Exos 2X14 consome 7.2W em modo de espera e até 13.5W em altas cargas de trabalho. O porta-voz da empresa afirma que o HD terá suporte ao PowerBalance, que reduz o consumo de energia para 12W, com diminuição da performance.

Jeff Fochtman, vice presidente de marketing e negócios da Seagate, comenta aumentaram as capacidades para suprir a demanda dos consumidores, a tecnologia de duplo atuadores Mach.2 garante a performance necessária. “Apensar do Mach.2 estar sendo utilizado agora, a tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento. Quando atingirmos capacidades de 30TB, a funcionalidade se tornará padrão na grande maioria dos data centers”.

Via: PC Gamer, Toms Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções