Créditos: AMD/Divulgação

Descobriram uma patente do AMD FidelityFX Super Resolution de 2019

Documento indica que a tecnologia pode receber suporte até em smartphones, tablets, TVs e mais
Por Diego Amorim 21/05/2021 09:05 | atualizado 21/05/2021 19:26 Comentários Reportar erro

Ainda hoje (20) foi descoberta uma nova patente registrada em novembro de 2019 na United States Patent Aplication Office da teconoliga de Super Resolution da AMD, resposta da empresa ao DLSS. Apesar do documento mencionar processos de deep learning, a empresa já havia confirmado que o FidelityFX Super Resolution não será baseado em aprendizado de máquina como a solução da NVIDIA.


Patente do AMD "Gaming Super Resolution" (Imagem: USPTO)

Apesar da AMD já ter anunciado o nome da tecnologia como FidelityFX Super Resolution, a patente se refere ao recurso como Gaming Super Resolution (uma provável nomenclatura mais velha adotada internamente pela empresa). De acordo com o documento, a AMD deve implementar uma solução que usa tecnologia de upscaling linear e não linear que deve preservar a fidelidade da imagem ao mesmo tempo que aumenta sua resolução.

Aparentemente, o FidelityFX Super Resolution vai criar duas versões da imagem inicial de menor resolução baseadas tanto em upscaling linear quanto upscaling não linear, para converter em uma imagem de reolução maior.  A patente também menciona que o recurso pode usar não só a unidade de processamento gráfico mas também a CPU do sistema.

Intel XeSS será a tecnologia da Intel para competir com o DLSS da NVIDIA


Imagem: VideoCardz/Reprodução

- Continua após a publicidade -

Também vale destacar que a patente menciona a compatibilidade com uma variedade de dispositivos como PCs, consoles portáteis, TVs e até smartphones ou tablets. Já sabíamos que o FSR poderia chegar nos consoles de nova geração, mas esse documento indica uma gama ainda maior de plataformas.

Até agora sabemos que a AMD confirmou que o FidelityFX Super Resolution (FSR) chegará para os computadores ainda em 2021. Além, disso um canal do Youtube compartilhou um rumor que indica que a tecnologia pode ser lançada ainda em junho (mês que vem) e realmente terá suporte para placas de vídeo da Nvidia. 


Imagem: VideoCardz/Reprodução

Finalmente, vale lembrar que patentes registradas não necessariamente refletem na abordagem final adota pela empresa. A  AMD pode ter realmente adotado essa tecnologia, mas ela também pode ter usado a patente como "inspiração" para a implementação de outra técnica. Além disso, o vice-presidente corporativo e gerente geral da divisão Radeon da AMD, Scott Herkelman, já afirmou durante uma live para o TechPowerUP  que o FSR pode não ser baseado em machine learning e que essa tecnologia não é necessária para realizar o upscale.

O FidelityFX Super Resolution chegará como uma resposta da AMD ao Deep Learning Super Sampling exclusivo de placas de vídeo da linha RTX que usa aprendizado de máquina para realizar um upscale eficiente na imagem do jogo.

- Continua após a publicidade -

Via: VideoCardz Fonte: USPTO
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.