Créditos: Divulgação: Best Buy

Fim do duopólio: aparece o primeiro PC com placa de vídeo Intel para compra

Best Buy lista máquina equipada com Intel Iris Xe
Por Diego Kerber 19/05/2021 19:42 | atualizado 19/05/2021 19:59 Comentários Reportar erro

Faz muitos anos que nossa seção de análise de placas de vídeo é composta apenas por AMD e Nvidia, mas isso está para mudar: o primeiro computador equipado com placa de vídeo Intel já está listado para venda. A máquina está disponível para compra na Best Buy, e lista Intel Xe como sendo os gráficos dedicados. Esse anúncio aparece pouco tempo após um representante da própria Intel afirmar que as placas Intel Xe "estão logo ali".

O computador da CyberpowerPC vem equipado com um hardware "full Intel", com processador sendo o Core i5-11400f e a placa de vídeo é uma Intel Xe Graphics com 4GB de memória de vídeo dedicada LPDDR4X. O anúncio não vai mais a fundo na descrição da GPU usada. Com 8GB de RAM, 500GB de SSD e, como é gamer, claro que tem um gabinete com LEDs RGB. Ela chega com um custo de US$ 750.

A expectativa é que o modelo presente nesse PC seja a Intel Xe-LP com um total de 80 unidades de execução, entregando um total de 640 shaders. Isso nos indica que temos aqui uma máquina do segmento de entrada gamer, potencialmente entregando uma boa experiência em games mais casuais na resolução 1080p.

Com esse anúncio de vendas fica claro que a Intel deve começar pelo mercado de integradores, com as OEMs criando suas máquinas com o hardware Intel, antes de surgirem placas de vídeo possíveis de se adquirir separadamente. Apesar de ser um começo modesto, é um marco muito relevante de um mercado que vive em um duopólio faz décadas, uma situação que não é pior que um monopólio, mas é rigorosamente a segunda pior situação possível para consumidores.

- Continua após a publicidade -

Por conta das especificações, esse modelo pode se tratar de uma implementação do Intel DG1. Segundo rumores do Videocardz, existiriam versões mais robustas, as Intel DG2, com 256 EU e 384 EU, criando assim modelos intermediários dentro da linha de placas de vídeo gamers da Intel. As placas da empresa teriam até 16GB de memória GDDR6, e considerando essas estimativas de performance, deve trazer a Intel para a disputa do segmento do gaming em 1080p e 1440p.

No momento a tecnologia Intel Xe só está disponível em dispositivos mais leves e compactos, presente em gráficos integrados ao processador. Já fizemos testes com o Intel Xe tanto nos processadores para desktop da 11ª geração Core, codinome Rocket Lake-S, quanto a versão para notebooks e ultrafinos, a codinome Tiger Lake. Em desktop há no máximo 32 Unidades de Execução, enquanto a versão para ultrafinos chega a até 96 Unidades de Execução.

Via: Videocardz
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.