Créditos: Noctua

Noctua confirma novo cooler sem FAN e zero ruído

Empresa afirma que o cooler passivo chega ao mercado em 2021
Por Luiz Schmidt 18/05/2021 14:27 | atualizado 18/05/2021 15:44 Comentários Reportar erro

Um cooler eficiente é necessário para qualquer máquina de alto desempenho, porém também é muito importante um cooler que não gere ruído demais. Pensando em unir eficiência e silêncio, a Noctua confirmou que pretende lançar, em 2021, um cooler de CPU passivo, sem FAN e zero ruído. A confirmação veio através de tweet à @FanlessTech, informando que o cooler "está chegando". O lançamento comercial do produto, estava previsto para início de 2021, porém precisou ser adiado e até o momento a empresa não confirmou uma data específica para o lançamento.

Site oficial da Noctua

O primeiro Cooler passivo de CPU da Noctua foi revelado em 2019, na Computex. Na época, o modelo pesava 1.5kg e conseguia realizar com eficiência o processo de resfriamento de CPUs com TDP de 120W.  O protótipo foi construído para soquetes AM4 e LGA 115x, resfriando com eficiência o Intel i9-9900K.


Cooler sem fan Noctua instalado no gabinete (Créditos: Noctua)

O novo cooler sem fan e zero ruído da Noctua deve chegar ao mercado pronto para encarar processadores intermediários. Como não temos especificações oficiais sobre o funcionamento do cooler, é difícil afirmar como ele deve se sair com processadores de alto desempenho como um Intel Core de 11ª geração.

- Continua após a publicidade -


Planejamento de lançamentos dos produtos da empresa ao longo dos anos 2021 e 2022 (Créditos: Noctua)

A Noctua trabalha com um sistema de montagem multi-soquete, chamado SecuFirm2. Ele garante a compatibilidade de coolers com soquetes antigos e futuros, desde que o kit de upgrade seja tecnicamente possível. Além disso, a empresa garante que se for necessário atualização, os kits serão oferecidos gratuitamente. Portanto, é esperado que o cooler passivo, zero ruído, da Noctua, seja compatível com as atuais gerações de processadores, incluindo as gerações futuras, como é o caso do cooler NH-U12A, que oferecerá suporte ao soquete Intel LGA1700 de 12ª geração, codinome Alder Lake.

Fonte: Overclock3d, Techpowerup
Assuntos
Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.