Índice do Artigo

Hardware

Noctua confirma novo cooler sem FAN e zero ruído

Noctua confirma novo cooler sem FAN e zero ruído
Créditos: Noctua

Um cooler eficiente é necessário para qualquer máquina de alto desempenho, porém também é muito importante um cooler que não gere ruído demais. Pensando em unir eficiência e silêncio, a Noctua confirmou que pretende lançar, em 2021, um cooler de CPU passivo, sem FAN e zero ruído. A confirmação veio através de tweet à @FanlessTech, informando que o cooler “está chegando”. O lançamento comercial do produto, estava previsto para início de 2021, porém precisou ser adiado e até o momento a empresa não confirmou uma data específica para o lançamento.

Site oficial da Noctua

O primeiro Cooler passivo de CPU da Noctua foi revelado em 2019, na Computex. Na época, o modelo pesava 1.5kg e conseguia realizar com eficiência o processo de resfriamento de CPUs com TDP de 120W.  O protótipo foi construído para soquetes AM4 e LGA 115x, resfriando com eficiência o Intel i9-9900K.


Cooler sem fan Noctua instalado no gabinete (Créditos: Noctua)

O novo cooler sem fan e zero ruído da Noctua deve chegar ao mercado pronto para encarar processadores intermediários. Como não temos especificações oficiais sobre o funcionamento do cooler, é difícil afirmar como ele deve se sair com processadores de alto desempenho como um Intel Core de 11ª geração.


Planejamento de lançamentos dos produtos da empresa ao longo dos anos 2021 e 2022 (Créditos: Noctua)

A Noctua trabalha com um sistema de montagem multi-soquete, chamado SecuFirm2. Ele garante a compatibilidade de coolers com soquetes antigos e futuros, desde que o kit de upgrade seja tecnicamente possível. Além disso, a empresa garante que se for necessário atualização, os kits serão oferecidos gratuitamente. Portanto, é esperado que o cooler passivo, zero ruído, da Noctua, seja compatível com as atuais gerações de processadores, incluindo as gerações futuras, como é o caso do cooler NH-U12A, que oferecerá suporte ao soquete Intel LGA1700 de 12ª geração, codinome Alder Lake.

YouTube video

Via: Overclock3d, Techpowerup

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções