Créditos: Divulgação: Samsung

Samsung anuncia novo gerenciador de energia para memórias DDR5

Novo recurso reduz o aquecimento com um gerenciamento 90% mais eficiente de energia

A Samsung anunciou o seu primeiro gerenciador de energia de circuitos integrados... integrado. A tecnologia tem esse curioso aglomerado de palavras por trazer o gerenciador de energia (PMIC, power management integrated circuit) ao próprio circuito integrado, uma das novidades mais interessantes da nova geração de tecnologias de memória double rate data de quinta geração (DDR5).

Em gerações anteriores, o gerenciamento da energia dos módulos da memória ficavam nas placas-mãe. A nova tecnologia garante uma integridade maior do sinal e uma compatibilidade superior, garantindo uma performance sustentada com mais estabilidade.

Para aumentar a efetividade em um cenário de variação nas cargas de trabalho, o novo PMIC da Samsung opera com um gate de alta eficiência e um design de controladora proprietário, o asynchronous-based dual-phase buck control scheme.

Esse sistema permite que a tensão da corrente contínua consiga rapidamente reduzir de uma carga alta para uma baixa com uma resposta rápida na transição, com a carga da corrente de saída fazendo a conversão de forma eficiente e regulando a tensão de saída em níveis constantes. Essa tecnologia da Samsung também possui tanto a largura quanto a frequência da onda modulada de forma a prevenir atrasos ou mal funcionamentos durante as transições.

- Continua após a publicidade -

A empresa introduziu dois produtos, os PMICs S2FPD01 e S2FPD02, com foco no mercado de data centers, onde eficiência energética é crucial para reduzir custos em alimentação de energia e arrefecimento do sistema. Os novos PMICs prometem um nível de eficiência de até 91%, diminuindo desperdício em aquecimento e consumo de energia.

A Samsung também anunciou um PMIC para dispositivos de uso pessoal como notebooks e desktops. Desenhado em 90 nanômetros, S2FPC01 é adaptado para operar em módulos mais compactos. A Samsuing já está distribuindo seu novo gerenciador de energia para consumidores.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.