Créditos: Reprodução/Microsoft

Windows 10 pode proteger arquivos contra ransomware – veja como habilitar este recurso

Recurso Acesso a pastas controladas impede que aplicativos não autorizados acessem arquivos nas pastas protegidas
Por Fabio Rosolen 17/05/2021 15:42 | atualizado 17/05/2021 15:42 Comentários Reportar erro

O Windows 10 conta com diversos recursos de segurança, incluindo uma solução antivírus integrada. O sistema operacional também inclui um recurso que permite que os usuários protejam arquivos importantes contra ataques de ransomware. Diferente da solução antivírus habilitada por padrão, este recuso batizado oficialmente como “Acesso a pastas controladas” deve ser habilitado manualmente pelo usuário.

Para quem não sabe, ransomware é um tipo de software malicioso que criptografa os arquivos no computador infectado e exige o pagamento de um resgate para que estes arquivos sejam restaurados pelos criminosos responsáveis pelo ataque. Muitos especialistas em segurança recomendam que as vítimas jamais paguem o resgate, já que não há garantias de que os criminosos restaurarão mesmo o acesso aos arquivos. Muitos ransomwares têm como alvo usuários domésticos, mas também existem casos em que diversas empresas já foram alvo deste tipo de ataque

Para ajudar a proteger arquivos importantes contra ataques de ransomware, os usuários do Windows 10 podem utilizar o recurso “Acesso a pastas controladas”. Este recurso basicamente impede que programas não autorizados pelo usuário, como um ransomware, acessem os arquivos protegidos. Veja como habilitá-lo seguindo os passos abaixo:

- Clique no ícone do Microsoft Defender localizado na área de notificação para abrir o aplicativo Segurança do Windows. Isto também pode ser feito acessando Atualização e Segurança no aplicativo Configurações e selecionando Abrir Segurança do Windows: 


Reprodução/Fabio Rosolen

- Continua após a publicidade -


Reprodução/Fabio Rosolen

- Com o aplicativo Segurança do Windows aberto, clique em Proteção contra vírus e ameaças, localize o item Proteção contra ransomware e clique no link destacado:


Reprodução/Fabio Rosolen

- Habilite o recurso Acesso a pastas controladas e você verá três links: Histórico de bloqueio, Pastas protegidas e Permitir um app por meio do Acesso a pastas controladas:

Nota: Quem tem uma Conta Premium do OneDrive, como os assinantes do Microsoft 365, pode fazer uso da sincronização com o serviço de armazenamento na nuvem para restaurar arquivos criptografados por ransomware.

- Continua após a publicidade -

Windows 10 pode proteger arquivos contra ransomware – veja como habilitar este recurso
Reprodução/Fabio Rosolen

- Para começar a proteger as pastas e seus arquivos, clique no link Pastas protegidas. Por padrão, o Windows 10 já protegerá os arquivos armazenados em algumas pastas do sistema operacional assim que o Acesso a pastas controladas for habilitado. Você também pode adicionar mais pastas clicando no botão destacado:


Reprodução/Fabio Rosolen

- Já para permitir que um aplicativo considerado como confiável acesse os arquivos nas pastas protegidas, clique no link “Permitir um app...” e depois em Adicionar um app permitido. Você poderá selecionar entre permitir um dos aplicativos bloqueados recentemente ou procurar pelo executável no PC:

Windows 10 pode proteger arquivos contra ransomware – veja como habilitar este recurso
Reprodução/Fabio Rosolen

Recentemente o canal The PC Security Channel publicou no YouTube um vídeo testando os recursos de segurança do Windows 10 contra ransomware. Confira os resultados abaixo:

Fonte: Mundo Conectado
Tags
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.