Créditos: ASRock

Vendas de placas-mãe estão em queda devido a bundles com placas de vídeo

Placas não desejadas aparecem baratas na revenda e derrubam vendas de lojistas

A escassez de componentes de hardware para computadores domésticos tem atingido níveis jamais vistos e impactado o mercado de maneiras diversas - às vezes até inesperadas. A surpresa da vez tem sido o número de vendas de placas-mãe caindo sem parar nas principais lojistas, fenômeno que está sendo atribuído aos bundles com placas de vídeo.

As GPUs seguem mais populares do que nunca, sendo buscadas em dois dos mercados mais aquecidos da atualidade: games e mineração. A alta demanda tem resultado em preços enormes não apenas em revendedores tentando tirar vantagem, mas em lojas oficiais também. Os valores ficam tão elevados que algumas lojas estão criando bundles com produtos menos populares atualmente para tentar tornar investimentos tão grandes um pouco mais atrativos - eis que entram as placas-mãe.


Exemplo de bundle do Newegg (que também está esgotado)

Placas-mãe são o principal item colocado em bundles com GPUs, sendo que as placas de vídeo estão tão caras que o lojista pode entregar uma mobo junto e ainda sair lucrando. Mas muitos dos compradores interessados não têm o que fazer com uma placa-mãe, e compram o bundle apenas porque não conseguem comprar uma placa de vídeo sozinha. Tendo uma motherboard novinha sem ter onde usar, ela vai parar na revenda.

E é assim que está sendo possível encontrar placas-mãe de qualidade completamente novas na segunda mão, às vezes por valores abaixo do preço sugerido. Com essas ofertas, os produtos que já não estavam sendo muito procurados nas lojas, se tornam menos procurados ainda.

As informações vêm de pesquisas do DigiTimes, replicada pelo pessoal do Tom's Hardware. O site faz projeções e espera que essa queda de vendas de placas-mãe continue essa tendência e não parem de cair ao longo de 2021.

- Continua após a publicidade -

Mas com lojas e fabricantes vendendo GPUs por valores que chegam no dobro do preço sugerido, a queda de vendas de placas-mãe não deve estar sendo um problema para seus orçamentos no fim das contas. Então, quem estiver precisando, pode encontrar pelo menos um dos componentes envolvidos na montagem de um PC sem valores inflados até a estratosfera.

Fonte: Tom's Hardware, DigiTimes
Assuntos
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.