Índice do Artigo

PC Games

Intel busca aumentar suporte a conector ATX de 10 pinos com CPUs Alder Lake

Intel busca aumentar suporte a conector ATX de 10 pinos com CPUs Alder Lake
Créditos: Corsair/Reprodução

A Intel estaria tentando aumentar o suporte ao conector ATX de 10 pinos para alimentação de placas-mãe, com o objetivo de torná-lo um padrão no futuro. Executivos da empresa detalharam em documentos vazados que deverão tentar um lobby para a adoção do padrão ATX12VO.

O problema, como mostra o site Videocardz, é que a maioria das fabricantes parceiras de placas-mãe não estariam muito dispostas a implementar a tecnologia. A mesma resistência teria sido encontrada entre fabricantes de fontes de alimentação, que não veem muitos benefícios na sua implementação.

O padrão ATX12VO busca aumentar a eficiência energética das fontes de computadores desktop. Testes independentes indicam que esse conector pode reduzir o consumo de energia pela metade, especialmente quando o sistema está ocioso.

Esse cabo exige que a placa-mãe utilize um novo conector de 10 pinos, e também pede que esse cabo esteja presente na fonte de alimentação. Só, para suportar esse padrão, a fonte não pode ter qualquer trilho de alimentação que não seja de 12 V.

Fonte: Videocardz/Reprodução

Isso significa que tensões maiores ou menores do que 12 V terão que ser convertidas pela placa-mãe — algo que hoje é feito pela PSU. Com isso, há a exigência de que as placas-mãe sejam mais complexas e, consequentemente, mais caras.

Segundo os documentos da Intel, os fabricantes de fontes precisarão de cerca de quatro meses para terem um processo de fabricação em grande volume pronto. Já as empresas de placas-mãe precisam de entre quatro e cinco meses para preparar os seus produtos.


Fonte: Videocardz/Reprodução

Ou seja, a empresa especializada em processadores precisará estar em contato com as OEMs (Fabricantes Originais do Equipamento) e ODMs (Fabricantes Originais do Design) até o fim de maio de 2021. Isso considerando que esses produtos precisarão estar prontos até o mês de setembro, que deverá representar a chegada dos processadores Intel Core de 12ª geração (Alder Lake) ao mercado.

A expectativa é de que a maioria das placas-mãe topo de linha do mercado não deverão trazer o padrão ATX12VO. Apesar disso, espera-se que haja uma certa adoção do cabo em modelos de entrada e em sistemas pré-montados. Isso porque eles precisam atender a legislações rígidas em certos países.

Via: Tom’s Hardware, Neowin, Videocardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções