Créditos: Xbox

Xbox Insiders já podem testar o Dolby Vision nos Xbox Series S e X

Update para o anel alfa de testes traz tecnologia pela primeira vez a um console

Insiders do Xbox já podem começar a testar o recurso Dolby Vision em seus Xbox Series S e X a partir de hoje, dia 14 de maio. A tecnologia chega através de um update, primeiro para o anel Preview Alpha, que é o que recebe as atualizações mais cedo.

O Dolby Vision está prometido para os consoles desde antes de seu lançamento. Os Xbox Series S e X já chegaram compatíveis com Dolby Atmos, para o som, mas a tecnologia para o visual ainda não foi implementada oficialmente.

Aparentemente algumas pessoas já tiveram a chance de testar o Dolby Vision em março deste ano, mas agora começou a distribuição pelos anéis dos Insiders, o que indica que não devemos estar muito distantes do update chegar ao público mainstream.

De acordo com os primeiros testes que poucas pessoas tiveram a chance de fazer, uma desvantagem do Dolby Vision é que ele limita os games a 60Hz, impedindo a possibilidade de passar dos 60 fps - o que não é um desafio para o Xbox Series X dependendo do jogo. Segundo informações da Forbes, a Microsoft e a Dolby já estariam trabalhando com fabricantes de TVs e de monitores para poder oferecer o Dolby Vision a até 120Hz.

Explicando de maneira bem simples, o Dolby Vision é um tipo de HDR certificado pela Dolby, que, além de trazer uma gama mais ampla de cores, usa tecnologias dedicadas para interpretar metadados e ajustar as cores da imagem de acordo com contextos, o que deve garantir uma qualidade visual melhor no resultado final. O recurso é explicado em detalhe num artigo do Mundo Conectado.

- Continua após a publicidade -

Além do suporte no console, os jogos têm que ser compatíveis também com Dolby Vision para aproveitar a tecnologia de forma adequada. De acordo com informações dos insiders, qualquer jogo com suporte a HDR pode ser jogado com Dolby Vision nos primeiros testes. Veremos se a Microsoft vai divulgar uma lista de games compatíveis quando o recurso realmente for lançado para todo mundo.

Diferente do programa Windows Insider, o Xbox Insider é ainda mais fechado e só dá pra entrar por convite. Então, pra quem está de fora e curioso, resta apenas ficar de olho nas notícias para ver as novidades divulgadas por quem já está testando.

Fonte: XDA-Developers
Assuntos
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.