Créditos: techpowerup.com

Confira novidades sobre o AMD RZ608, módulo Wi-Fi presente no novo Aya Neo

Estreando no poderoso portátil, hardware apresenta algumas curiosidades
Por Guilherme Pinheiro 13/05/2021 23:25 | atualizado 14/05/2021 15:42 Comentários Reportar erro

A AMD é uma empresa que está colhendo bons frutos dos seus investimentos nos últimos anos. Estando presente em mais uma geração de consoles, atualmente nos Xbox Series S|X e no PlayStation 5, sua participação no PC, principalmente com a linha de processadores Ryzen, é igualmente bem-sucedida.

Com o objetivo de continuar sua expansão em outras áreas do mercado de tecnologia, surge um novo módulo Wi-Fi: o AMD RZ608.

Presente no potente equipamento portátil, Aya Neo, que já conta com diversos outros hardwares da empresa, este módulo Wi-Fi, além de ser poderoso, faz parte de uma parceria entre a AMD e a MediaTek.

Desenvolver novos aparatos tecnológicos não é uma tarefa fácil nem mesmo para megacorporações. O procedimento é envolto por uma série complexa de regulamentações de direitos autorais, e as parcerias podem ser bem úteis, principalmente nessas ocasiões.

Como a MediaTek possui direitos para diversos dispositivos necessários para a confecção de um módulo Wi-Fi, essa colaboração mútua faz ainda mais sentido.

- Continua após a publicidade -

O Aya Neo pode ser o primeiro produto que disponibilizará esse módulo diretamente para o público. Entre as mais modernas soluções oferecidas, está o suporte para o novo padrão Wi-Fi 6E (802.11ax, fazendo uso da frequência de 6Ghz), assim como Bluetooth 5.2. Além desses recursos recentes, também é retrocompatível com padrões Wi-Fi mais antigos.

Em um primeiro momento, como o portátil, mesmo em sua campanha de crowdfunding, custa o elevado valor de U$ 789, não será muito acessível no mercado brasileiro. Os roteadores que aproveitam 100% dessas inovações também não são muito comuns, apesar da crescente popularização mundial.

Os impactos dessas evoluções não devem ser analisados apenas em um recorte do nosso país. É esperado que o novo equipamento faça parte dos futuros notebooks com da família Ryzen 5000 de APUs Cezanne, popularizando, cada vez mais, soluções que estarão presentes tanto em ambientes domésticos quanto em grandes empresas.

Fonte: techpowerup.com
Tags
amd
  • Redator: Guilherme Pinheiro

    Guilherme Pinheiro

    Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) em 2019. Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então. Passou por diversas gerações de consoles, do NES até o PlayStation 5.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.