Créditos: Playstation

Site diz que próxima geração do PSVR vem com 4K e rastreio dos olhos

Headset pode rastrear olhar do usuário para renderização otimizada

Não é segredo que a Sony está trabalhando numa nova geração do PSVR para o PS5. A empresa confirmou a existência do produto e já mostrou até o visual de seus novos controles. Mas ainda não temos informações oficiais além dessas, e é por isso que um novo report exclusivo do Upload VR pode ter revelado as primeiras specs do headset.


(Divulgação/Playstation)

Segundo o site, a Sony já estaria passando informações para incentivar parceiros e desenvolvedores a trabalhar com o novo headset, e alguns desses dados teriam vazado. A informação é que o novo PSVR vai ser compatível com resolução 4K - 2000 x 2040p em cada olho, para ser mais específico. O número é quase o dobro da resolução presente no PSVR original e um pouco maior do que o oferecido pelo Oculus Quest 2, que fica em 1832 x 1920.

A resolução ultrapassa o Quest 2, mas o "PSVR 2" ainda vai continuar preso por um cabo. Um USB-C, para ser específico, e esse vai ser o único cabo que você vai precisar usar na nova geração do headset, segundo os rumores do Upload VR.

O site também informa que o novo headset de realidade virtual da Sony vai contar com rastreio dos olhos do usuário. Isso seria para identificar para onde ele está olhando e aplicar a técnica de renderização otimizada (foveated rendering).

- Continua após a publicidade -

Essa técnica é muito promissora para dispositivos VR porque mantém o foco onde a pessoa está olhando e deixa "embaçado" as áreas na visão periférica. Além disso ser uma simulação mais próxima de como o olho humano realmente funciona, ainda permite desafogar um pouco o hardware, que não precisa renderizar todos os objetos de uma cena de maneira perfeitamente nítida o tempo todo.

Além desses recursos, o novo PSVR contaria também com feedback háptico, assim como o DualSense, permitindo vibrar de maneiras específicas para ajudar na imersão do jogador. O site também menciona câmeras embutidas que vão rastrear a posição dos novos controles, para simplificar a instalação e oferecer mais liberdade de movimento ao jogador.

Não temos ainda mais informações oficiais sobre o "PSVR 2", então não sabemos quando ele será lançado ou sua faixa de preço.

Fonte: Upload VR
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.