Créditos: Reprodução/BleepingComputer

Microsoft remove do Windows Update driver da AMD que causou problemas em PCs

Driver SCSIAdapter - 9.3.0.221 da AMD causou a tela azul da morte com o erro INACCESSIBLE BOOT DEVICE
Por Fabio Rosolen 11/05/2021 08:45 | atualizado 11/05/2021 08:53 Comentários Reportar erro

De acordo com informações recentes, a Microsoft removeu do Windows Update uma atualização de driver da AMD que estava causando problemas nos PCs de alguns usuários. Relatos de usuários que instalaram o driver identificado como “Advanced Micro Devices, Inc. - SCSIAdapter - 9.3.0.221” afirmam que ele fez com que o Windows 10 deixasse de ser inicializado corretamente e exibisse a tela azul da morte (BSOD) com o erro "INACCESSIBLE BOOT DEVICE" (dispositivo de inicialização inacessível, em tradução livre).

Normalmente os fabricantes disponibilizam atualizações de drivers que são distribuídas através do Windows Update como atualizações opcionais. Em muitos casos a instalação das atualizações de drivers é recomendada para correção de problemas ou até mesmo para melhorar o desempenho. O problema é que nem sempre os drivers oferecidos via Windows Update pelos fabricantes são livres de bugs - e foi este o caso com o driver da AMD mencionado acima.

Diversos relatos de usuários no Reddit, na comunidade da Microsoft e em outros fóruns na Web mencionaram a ocorrência da tela azul da morte com o erro INACCESSIBLE BOOT DEVICE após a instalação do driver via Windows Update em PCs equipados com placas-mãe compatíveis com processadores da AMD. Este erro normalmente ocorre quando o Windows 10 não consegue acessar corretamente o drive durante sua inicialização.

Problemas com o driver SCSIAdapter – 9.3.0.221 da AMD já haviam sido relatados pelos participantes do Programa Windows Insider no final de abril, mas mesmo assim ele acabou aparecendo no Windows Update para os usuários do Windows 10 20H2 e Windows 10 v2004 fora do programa.

Um detalhe é que nem todos os PCs equipados com placas-mãe com suporte para processadores da AMD foram afetados. Alguns usuários relataram a ocorrência do problema principalmente em PCs com placas-mãe da Gigabyte com chipset X570. O driver já foi removido do Windows Update e não está mais sendo oferecido para os usuários.

- Continua após a publicidade -

Para quem foi afetado pelo problema, o Windows 10 pode executar o reparo de inicialização automaticamente depois que a inicialização falha algumas vezes. Também é possível utilizar o reparo de inicialização utilizando a mídia de instalação do Windows 10. Para isso, inicialize o PC a partir da mídia de instalação, selecione a opção para Reparar o PC e localize a opção abaixo na área Solução de Problemas: 

Microsoft remove do Windows Update driver da AMD que causou problemas em PCs
Reprodução/Fabio Rosolen

Fonte: PC Gamer, Windows Latest, BleepingComputer
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.