TI OMAP 4430 é páreo para o NVIDIA Tegra 2, prevê mercado

Ao que tudo indica a briga entre Texas Instruments (TI) e NVIDIA no mundo dos ultra portÁteis deverÁ ser bastante acirrada em 2011.

O mercado prevê uma disputa bastante intensa entre as duas companhias com seus produtos. De um lado temos o OMAP 4430 da Texas Instruments, responsÁvel por equipar dentre outros aparelhos, o recém anunciado Blackberry Playbook; e de outro, o Tegra 2 da NVIDIA, que equiparÁ uma série de super phones, como é o caso, por exemplo, do Motorola Atrix 4G e Xoom, e do LG Optimus 2X.

Se por um lado a GPU SGX540 presente no OMAP 4430 é capaz de processar 40 milhões de polígonos por segundo, bem abaixo, portanto dos 71 milhões de polígonos por segundo da GeForce presente no Tegra 2 (a título de curiosidade a GPU SGX535 do iPhone e iPad processa 28 milhões de polígonos por segundo), por outro, fontes garantem que o processador da Texas Instruments é capaz de bater o seu rival da NVIDIA nos quesitos de taxa de preenchimento (fill rate) e na performance computacional de shaders. É que aparentemente o Tegra 2 tem como Calcanhar de Aquiles a interface de memória, fraca se comparada a do OMAP 4430.

Estaria aí, portanto a suposta explicação do motivo que levaria a uma disputa tão intensa entre as duas companhias no ano de 2011.

Por falar nisso, diferentemente do mundo x86, onde hÁ uma polarização entre apenas 2 companhias (AMD x Intel), no segmento dos ultra portÁteis, ao menos 3 empresas deverão brigar pelo "lugar ao sol". São elas: NVIDIA, Texas Instruments e Qualcomm. Contudo, de acordo com alguns rumores que circularam pela a web na semana passada, essas companhias deverão ganhar no futuro uma concorrente de peso: a AMD.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.