Créditos: Microsoft

Microsoft pode ter cancelado Windows 10X [Rumor]

Empresa supostamente vai descontinuar o competidor do Chrome OS, que ainda nem ganhou vida
Por Mateus Mognon 10/05/2021 14:01 | atualizado 10/05/2021 14:19 Comentários Reportar erro

O Windows 10X pode acabar morrendo antes mesmo de chegar ao mercado. De acordo com informações vindas do confiável site Petri, a Microsoft vai descontinuar a nova versão do sistema operacional, que viria para competir com o Chrome OS.

O site que costuma vazar informações certeiras sobre a Microsoft publicou sobre o assunto na sexta-feira (7). Após os diversos atrasos no lançamento, a companhia teria decidido cancelar o Windows 10X em seu formato atual e focar esforços na edição principal do sistema.


(Imagem: Microsoft/Reprodução)

O Windows 10X foi apresentado inicialmente como um sistema focado em dispositivos de duas telas, como o Surface Neo. Porém, a Microsoft resolveu alterar os planos da plataforma e criar uma solução para competir contra os Chromebooks da Google, que rodam Chrome OS.

De acordo com as notícias, a versão mais recente do sistema operacional estava focada em produtividade e baixo consumo de recursos. Além de ter uma interface otimizada e foco em apps da Microsoft Store, o Windows 10X também traria recursos de nuvem e segurança aprimorada.

Melhorando o Windows 10 original

As especulações apontam que o Windows 10X não será lançado para a Microsoft focar em apenas uma versão do sistema. A pandemia marcou um crescimento para o Windows 10, que teve até 44% mais receita durante o último trimestre, conforme aponta o The Verge

- Continua após a publicidade -

Caso os rumores se confirmem, a tendência é que a Microsoft traga recursos do Windows 10X para a versão principal do sistema operacional. As principais alterações visuais devem chegar com a atualização Sun Valley, que está prevista para a segunda metade do ano.

Com o foco na versão principal do sistema, alguns dos aprimoramentos previstos para o Windows 10X terão mais alcance. Afinal, enquanto o novo SO viria embarcado em certos dispositivos, a edição principal do Windows 10 já conta com mais de 1 bilhão de usuários globalmente.

Até o momento, a Microsoft não comentou oficialmente sobre o assunto e o fim do Windows 10X deve ser considerado um rumor. Caso o sistema não tenha sido cancelado, a tendência é que a versão otimizada demore para chegar ao mercado.

Nós comentamos o possível fim do Windows 10X e o futuro do sistema operacional da Microsoft na mais recente edição do Conectado, que pode ser visto abaixo: 

  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.