Créditos: Future

Estudo indica que SSDs falham menos que HDs, mas na realidade não é bem assim

Pela primeira vez Backblaze inclui SSDs na sua análise de confiabilidade de armazenamento
Por Luiz Schmidt 07/05/2021 15:50 | atualizado 07/05/2021 15:59 Comentários Reportar erro

Entre um HD ou um SSD, qual dos dois é mais confiável? Para responder essa pergunta, a empresa de armazenamento na nuvem Backblaze compilou dados interessantes sobre taxas de erros na sua análise de confiabilidade, publicada dia 4 de maio.

Foi a primeira vez que a empresa incluiu dados relacionados ao SSD no estudo. Isso aconteceu em parte porque a Backblaze começou a utilizar SSDs como drives de inicialização há dois anos, quando finalmente conseguiu encontrar modelos de 200GB de capacidade por cerca de US$ 50, o mesmo preço que pagava por HDs de 500GB.

Com a implementação de ambos modelos em larga escala, a empresa contabilizou as taxas de erros entre SSDs e HDs, no mesmo ambiente, como drives de inicialização. Dos 1.518 SSDs utilizados, apenas dois deles falharam entre os dias 1 de janeiro e 31 de março, o que representa taxa de erro anual de 0.58%. Já a taxa de erro dos HDs foi consideravelmente maior, dos 1.669 HDs, 44 falharam durante o mesmo período, atingindo 10.56% de taxa de erro.


(Créditos: Intel)

Quem leu até aqui, provavelmente pensou: SSD falha menos do HD, assunto encerrado. Mas não é bem assim. Afinal, a empresa ressalta que na sua análise ignorou a idade do drive. "Se focarmos na idade de cada um dos modelos, encontramos falhas na suposição de que drives SSD são melhores", afirmou Backblaze.

- Continua após a publicidade -

Os SSDs incluídos no estudo de confiabilidade apresentavam idade média de 12,7 meses, enquanto os HDs possuiam idade média de 49,6 meses. A enorme discrepância entre a idade dos modelos utilizada é um fator importante, que pode alterar de forma significativa as taxas de erros entre os modelos.

Minerar em HD/SSD vale a pena? Vamos mostrar como faz!

Minerar em HD/SSD vale a pena? Vamos mostrar como faz!
Vamos testar ao vivo como é minerar a Chia

"Basicamente as idades do SSD e HD não se sobrepõem muito, e usualmente as taxas de erro aumentam com o avanço da idade dos drives. Essas duas considerações mostram que a conclusão de que SSDs falham menos do que HDs não é tão evidente assim", concluiu Backblaze.

Além disso, outro aspecto a ser levado em consideração é a limitada durabilidade de SSDs para, por exemplo, ser forçado a performar backups frequentes. Isso não é muito relevante ao comprar um SSD para um PC Gamer, mas é algo a ser considerado, 

A curto prazo as revelações do estudo não podem ser levadas ao pé da letra. É a continuidade de estudos semelhantes, que irá de fato esclarecer o quão confiável é um SSD. A Backblaze planeja continuar analisando cada um dos modelos de armazenamento, para publicar mais informações sobre o assunto.

Via: PC Gamer
Assuntos
Tags
ssd
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.