Estudo indica que SSDs falham menos que HDs, mas na realidade não é bem assim
Pela primeira vez Backblaze inclui SSDs na sua análise de confiabilidade de armazenamento
Entre um HD ou um SSD, qual dos dois é mais confiável? Para responder essa pergunta, a empresa de armazenamento na nuvem Backblaze compilou dados interessantes sobre taxas de erros na sua análise de confiabilidade, publicada dia 4 de maio.
Foi a primeira vez que a empresa incluiu dados relacionados ao SSD no estudo. Isso aconteceu em parte porque a Backblaze começou a utilizar SSDs como drives de inicialização há dois anos, quando finalmente conseguiu encontrar modelos de 200GB de capacidade por cerca de US$ 50, o mesmo preço que pagava por HDs de 500GB.
Com a implementação de ambos modelos em larga escala, a empresa contabilizou as taxas de erros entre SSDs e HDs, no mesmo ambiente, como drives de inicialização. Dos 1.518 SSDs utilizados, apenas dois deles falharam entre os dias 1 de janeiro e 31 de março, o que representa taxa de erro anual de 0.58%. Já a taxa de erro dos HDs foi consideravelmente maior, dos 1.669 HDs, 44 falharam durante o mesmo período, atingindo 10.56% de taxa de erro.
(Créditos: Intel)
Quem leu até aqui, provavelmente pensou: SSD falha menos do HD, assunto encerrado. Mas não é bem assim. Afinal, a empresa ressalta que na sua análise ignorou a idade do drive. "Se focarmos na idade de cada um dos modelos, encontramos falhas na suposição de que drives SSD são melhores", afirmou Backblaze.
Os SSDs incluídos no estudo de confiabilidade apresentavam idade média de 12,7 meses, enquanto os HDs possuiam idade média de 49,6 meses. A enorme discrepância entre a idade dos modelos utilizada é um fator importante, que pode alterar de forma significativa as taxas de erros entre os modelos.
Minerar em HD/SSD vale a pena? Vamos mostrar como faz!
Vamos testar ao vivo como é minerar a Chia
"Basicamente as idades do SSD e HD não se sobrepõem muito, e usualmente as taxas de erro aumentam com o avanço da idade dos drives. Essas duas considerações mostram que a conclusão de que SSDs falham menos do que HDs não é tão evidente assim", concluiu Backblaze.
Além disso, outro aspecto a ser levado em consideração é a limitada durabilidade de SSDs para, por exemplo, ser forçado a performar backups frequentes. Isso não é muito relevante ao comprar um SSD para um PC Gamer, mas é algo a ser considerado,
A curto prazo as revelações do estudo não podem ser levadas ao pé da letra. É a continuidade de estudos semelhantes, que irá de fato esclarecer o quão confiável é um SSD. A Backblaze planeja continuar analisando cada um dos modelos de armazenamento, para publicar mais informações sobre o assunto.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: PC Gamer