Confira os bastidores da visita do Adrenaline on the Road a Square Enix

A gigante japonesa do games, Square Enix, foi  criada em 2003 pela fusão de duas grandes companhias, a Square Soft e a Enix Corporation. As duas tornaram-se famosas pelas séries  RPG de sucesso Final Fantasy e Dragon Quest na década de 1990. É por isso que entrar na sede da Square Enix nos Estados Unidos é o desejo de qualquer cara que jogou algum destes games. Antes de marcar a visita fomos avisados que a sede americana da empresa era formada apenas por escritórios e salas de reunião já que toda a produção era feita quase que inteiramente em estúdios externos no Japão e em outros países. Isso nos fez baixar um poucos as expectativas sobre o que iríamos encontrar, mas foi só colocar os pés no hall da recepção que percebemos: "Ei, é aqui que promovem todos os games no ocidente! É o departamento de marketing"!

Mesas cheias de bonecos e jogos

A sede americana da Square Enix emprega mais de 160 funcionários que se encarregam de gerenciar toda a produção ocidental dos games que vai da tradução à promoção. Ao conversar com a relações públicas da empresa, Sonia Im, percebíamos que haviam partes da empresa que ela mantinha em sigilo, enquanto em outros momentos nos mostrava coisas interessantes como as salas de reunião que tinham nomes de personagens da Square Enix, como o imponente Bahamut.
Ao pouquinhos Sonia foi revelando a empresa para nós e quando nos demos conta já estávamos dentro dos escritórios vendo os funcionários trabalharem. E não eram simples baias cheias de executivos engomadinhos usando seus computadores. Eram funcionários da Square Enix falando japonês e inglês, usando sandálias Crocs coloridas e blusas com o logo da empresa que haviam ganhado no natal.


Amy Blaire, Vice Presidente de Marketing da Square Enix América

Nas mesas de cada um haviam pilhas de materiais de vários games tanto da SquareEnix como de outras. Eles analisam os games, mas muitos funcionários também são fãs. Em uma sala de reuniões tinha três quadros: um desenho de Son Goku autografado por Akira Toriyama, outro de Alphonse de Fullmetal Alchemist feito pela autora Hiromu Arakawa e um quadro com esboços de Final Fantasy: Crisis Core. Deste último, eles não nos deixaram tirar fotos. O motivo: mistério!
Depois de muitos pôsteres autografados, figures e jogos que nos deixaram embasbacados fomos conversar com a pessoa que coordena tudo isso, a vice-presidente de Marketing, Ami Matsumura Blaire, cuja entrevista você confere no vídeo.

- Continua após a publicidade -

No final da entrevista nos despedimos, mas não deixamos o escritório antes de receber o novo game para Nintendo DS, Kingdom Hearts: Re-Coded que tinha acabado de sair do forno. Ser jornalista de games nos EUA é outra coisa, rapá! VIP, como diria o 2Pac!

 

Tags
  • Redator: Equipe On the Road

    Equipe On the Road

    O Adrenaline on the Road é uma grande cobertura que ocorre entre 05 e 24 de janeiro, e percorre duas grandes cidades dos Estados Unidos: Las Vegas e Los Angeles, além da região do Vale do Silício, um conjunto de cidades ao sul de São Francisco que respira tecnologia e onde estão localizados alguns dos maiores players desse mercado. A equipe do Adrenaline on the Road é formada por 03 jornalistas: Jacson Boeing, Diego Kerber e Renato Siqueira, que juntos planejam mostrar de forma descontraída e diferente

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.