Wikipédia completa 10 anos amanhã

Criada por Jimmy Walles em 15 de janeiro de 2001, amanhã a Wikipédia completa 10 anos de existência. A enciclopédia online modificou a maneira que o compartilhamento de informações acontece na internet e hoje conta com mais de 400 milhões de usuÁrios e 26 milhões de artigos em 271 idiomas.

Mesmo com seu sucesso inegÁvel, a Wikipédia ainda não é unanimidade nem sinônimo de confiança. Embora avanços tenham acontecido nos últimos tempos, a grande maioria dos acadêmicos ainda tem certo receio relacionado a edição colaborativa. Para a professora de Sociologia da Universidade Complutense de Madri, Aina Lopez, o conhecimento "não é uma questão democrÁtica, mas deve ser legitimado através de controles". Com a mesma opinião, um estudo do Colégio de Professores Eméritos UniversitÁrios, publicado em junho, também afirmava que somente em alguns casos a enciclopédia se mostrava confiÁvel, apontando muitos erros e a falta "generalizada" de fontes confiÁveis.

Mesmo com esses pesares, a Wikipédia ainda pode ter suas qualidades destacadas. "[A] Wikipédia incentiva a ideia da democratização na rede, o êxito da web 2.0", disse à Agência Efe Jorge Sierra, responsÁvel da Wikimedia Espanha (fundação responsÁvel pela Wikipedia). "O fato do internauta ser ao mesmo tempo leitor e criador de conteúdo é revolucionÁrio", completa.

O termo Wikipédia tem origem no havaiano. Wiki wiki significa rÁpido. Do grego, pedia significa estudo. Só a edição em inglês da enciclopédia preencheria 1500 volumes com 500 pÁginas.

Agora, o objetivo é atingir um bilhão de usuÁrios até 2015 e criar uma interface mais usual que facilitarÁ a publicação de fotos.

- Continua após a publicidade -

Com informações do Terra e da agência EFE. 

Assuntos
Tags
  • Redator: Gian Kojikovski

    Gian Kojikovski

    Peixe fora d'água, Gian Kojikovski demorou em entrar no mundo da tecnologia. Ganhou seu primeiro computador aos 11 anos mas só foi descobrir como usá-lo aos 13. Desde então, gastou tardes e madrugadas entre os clássicos The Sims e GTA II. É estudante de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e tem interesse em pesquisas na área de smartphones.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.