Créditos: Intel

Novo vazamento mostra que CPU Intel Sapphire Rapids pode ter até 80 núcleos

O processador da próxima geração pode apresentar design com configuração MCM 5x4
Por Luiz Schmidt 04/05/2021 20:21 | atualizado 04/05/2021 20:22 Comentários Reportar erro

A próxima geração de processadores para servidores Intel Xeon, codinome Sapphire Rapidsestava prevista para chegar ao mercado com 56 núcleos e até 80 canais PCle 5.0. Entretanto, novo vazamento no site de streaming chinês, Bilibili, mostram que o processador pode ter até 80 núcleos.

As imagens mostram um processador de 80 núcleos, distribuídos em chips de 20 núcleos cada, em uma configuração MCM (múltiplos chips por módulo) de 5x4. Informações do site Tweaktown, apontam que será improvável vermos essa configuração chegar ao mercado. Pois vazamentos anteriores indica que o Intel Sapphire Rapids deve ser lançado com 56 núcleos e 112 threads.


Processador Sapphire Rapids com configuração 5x4 pode ter até 80 núcleos (Créditos: Bilibili)

Segundo informações vazadas em abril, o Sapphire Rapids será escalável entre 1 a 8 soquetes, tornando possível empilhar múltiplas CPUs em futuros supercomputadores. Além disso a memória HBM2e oferece até 1TB/s de largura de banda de memória.

- Continua após a publicidade -

O esperado é que três modelos distintos sejam lançados no mercado: um de 24 núcleos com TDP (Thermal Design Power) de 225W, um com 44 núcleos com 270W e o modelo top de linha com 56 núcleos e 350W. Ao que tudo indica, não deve demorar para vermos o processador funcionando no supercomputador da própria fabricante, o Aurora.


Especificações da nova geração de processadores Intel para servidores (Créditos: VideoCardz)

A Intel lançou recentemente a 11ª geração Intel Core de processadores, de codinome Rocket Lake-S. Com uma nova arquitetura de núcleo, o Cypress Cove, a Intel prometeu aumento no desempenho, apesar da redução para 8 no número de núcleos. Adrenaline testou o Intel Core i9-11900K em jogos como Assassins Creed Valhala, Fortnite, Red Dead Redemption 2, Call of Duty: Warzone e Counter Strike: Global Offensive. No vídeo abaixo, você confere como a nova geração de processadores para desktops da Intel se saiu com alguns dos jogos mais populares do momento.

Fonte: Techpowerup, Tweaktown
Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.