Computador IBM desafia humanos em show nos Estados Unidos

A centenÁria companhia de tecnologia norte-americana, IBM, anunciou que seu computador Watson, que foi batizado assim devido ao nome do fundador da empresa, Thomas J. Watson, vai competir com os dois campeões do programa de perguntas e respostas "Jeopardy!".

Watson é um sistema computacional criado com o objetivo de competir com a capacidade humana de responder questões diversas com velocidade, confiança e certeza. A IBM afirmou que o formato de perguntas e respostas do "Jeopardy!" é o ideal para que o computador seja testado. "fornece o desafio definitivo, jÁ que as pistas do jogo envolvem analisar ironia, conteúdo sutil, charadas e outras complexidades de linguagem que os humanos dominam e os computadores tradicionalmente não".

Ainda segundo a empresa, a capacidade de entender a mente humana do Watson é muito superior a do Deep Blue, que ficou conhecido por bater o jogador de xadrez Garry Kasparov em uma série de partidas no ano de 1997.

Os desafiantes do computador são Ken Jennings, que durante os anos de 2004 e 2005 venceu 74 partidas seguidas de "Jeopardy!" e faturou mais de US$ 2,5 milhões, e Brad Rutter, o maior vencedor da história do game, que ao longo dos anos faturou US$ 3,2 milhões. Ambos vão doar a metade dos seus prêmios para instituições de caridade. Caso o computador ganhe, toda a renda serÁ revertida para caridade.

Assuntos
Tags
ibm
  • Redator: Gian Kojikovski

    Gian Kojikovski

    Peixe fora d'água, Gian Kojikovski demorou em entrar no mundo da tecnologia. Ganhou seu primeiro computador aos 11 anos mas só foi descobrir como usá-lo aos 13. Desde então, gastou tardes e madrugadas entre os clássicos The Sims e GTA II. É estudante de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e tem interesse em pesquisas na área de smartphones.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.