Créditos: Microsoft

Microsoft reduz participação nos lucros de jogos de PC lançados no Xbox Store

A partir de agosto, desenvolvedores ficam com 88% dos lucros e Xbox com 12%

A partir de 1º de agosto de 2021, desenvolvedores que lançarem jogos para PC na loja do Xbox perceberão aumento significativo nos seus rendimentos. Isso porque o modelo de receita empregado pela Microsoft, onde 70% ficava para os criadores e 30% para o Xbox será modificado.

Confira a publicação original no site do Engadget

A microsoft decidiu alterar a distribuição de renda, para um modelo benéfico aos desenvolvedores. Agora, para jogos de PC lançados na loja do Xbox, os desenvolvedores ficam com 88% dos lucros, enquanto o Xbox com apenas 12%. Desenvolvedores de jogos para o console Xbox não são beneficiados com essa mudança.

Matt Booty, chefe da Xbox Game Studios contou ao Engadget que com o foco no PC, a estratégia chega no momento certo. "A partir de 1º de agosto, estaremos mudando nossa divisão de lucros para desenvolvedores de 70/30 para 88/12. Parece que agora, com nosso foco revigorado no PC, é um bom momento para fazer isso", comentou Booty.

A estratégia é uma novidade para o Xbox, porém não é nova na indústria. Desde o ano passado, a Epic Games e a Apple estão disputando uma batalha judicial sobre as políticas da App Store e a quantidade de dinheiro que desenvolvedores recebem ao fazer negócios no iOS. A Epic afirma que a prática da Apple de ficar com 30% de cada transação na App Store é prejudicial aos pequenos desenvolvedores e também aos jogadores.

- Continua após a publicidade -

Steam lança mais de 10 mil jogos e tem 120 milhões de jogadores ativos

Steam lança mais de 10 mil jogos e tem 120 milhões de jogadores ativos
O recorde do número de lançamentos na loja não era quebrado desde 2018, quando houve 9.050 novos títulos disponíveis

Recentemente, a Epic, que possui divisão de 88/12 nos lucros, registrou 330 milhões em prejuízo, graças as práticas de compra de exclusividade. No entanto, Tim Sweeney, CEO da Epic Games afirma que o prejuízo é um investimento. A batalha judicial entre Epic e Apple será julgada em Oakland, na California, no dia 31 de maio.

Booty afirma que a divisão Xbox quer unificar os ecossistemas do console e PC. Ano passado desenvolvedores trouxeram recursos do DirectX 12 Ultimate para o Xbox Series X e PC, incluindo raytracing. Algumas funcionalidades como DirectStorage e HDR automático , do Series X, também chegarão às plataformas de desktop. Além disso, foi anunciado hoje que Halo infinite terá crossplay e compartilhamento de progresso entre PC e Xbox.

Fonte: Engadget
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.