Créditos: Divulgação/Steam

Steam lança mais de 10 mil jogos e tem 120 milhões de jogadores ativos

O recorde do número de lançamentos na loja não era quebrado desde 2018, quando houve 9.050 novos títulos disponíveis

A loja online Steam alcançou o marco de 10.000 jogos lançados anualmente na plataforma, de acordo com dados da Safe Betting Sites US divulgados nesta quinta-feira (29). Essa conquista considera o período desde o lançamento da Steam, que ocorreu no ano de 2003, até 2020.

Em seus primeiros passos, a Steam foi lançada com apenas 7 jogos disponíveis. A partir de 2014 o número total ultrapassou 1000 títulos e só vem crescendo. O ano de 2020 conquistou a marca de 10.263 lançamentos, o que significa um aumento de 28% em relação ao ano anterior. 

Reprodução/Safe Betting Sites US

O recorde anterior estava com 2018, quando a plataforma disponibilizou 9.050 novos jogos. No ano seguinte, entretanto, esse número caiu para 8.033, voltando a se recuperar apenas em 2020. 

Outra realização importante é o fato da Steam ter atingido 120 milhões de usuários ativos mensais — Monthly Active Users ou MAUs — também em 2020. Foi a primeira vez que a plataforma ultrapassou os 100 milhões.

- Continua após a publicidade -

Em dezembro de 2020 a Steam também registrou o maior pico de jogadores simultâneos do ano e também em todo o seu período de existência. A quantidade foi catalogada naquele mês foi de 24,8 milhões de players.

Rex Pascual, editor de esports da Safe Betting Sites US, fez o seguinte comentário sobre os resultados obtidos com a pesquisa:

A Steam se tornou sinônimo de jogos para PC e seu status como um dos pioneiros da indústria de jogos dá à plataforma uma base de fãs forte e leal. Apesar da forte competição que surgiu na última década, a oferta cada vez maior de jogos do Steam solidifica seu lugar no futuro próximo dos jogos.

Por fim, o jogo mais popular da plataforma — ou seja, o game que obteve o maior pico de jogadores simultâneos — foi Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO). Em 2020, Counter-Strike ultrapassou 1,3 milhão de players conectados ao mesmo tempo.

Em segundo lugar, ficou Cyberpunk 2077, que obteve 1.048.890 jogadores simultâneos em seu maior pico, tornando-o o único outro jogo da Steam a ultrapassar a marca de 1 milhão de MAUs. Confira a imagem abaixo.

- Continua após a publicidade -

Reprodução/Safe Betting Sites US

Fonte: Safe Betting Sites, Invision Community
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Em jogos single-player como Resident Evil Village, você prefere:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.