Créditos: GDC

Pesquisa aponta o PC como plataforma preferida dos desenvolvedores

GDC mostra que o PC lidera interesse de devs nos EUA e Europa, seguido do PS5

Uma pesquisa realizada pela GDC aponta que o computador continua sendo a plataforma preferida pelos desenvolvedores de games na Europa e nos EUA, além de apontar uma tendência para esse interesse continuar crescendo.

A informação está sendo divulgada como parte da pesquisa anual que é realizada à frente de toda Game Developers Conference, chamada State of the Game Industry, nome que pode ser traduzido como o "Estado da Indústria de Games". Essa pesquisa já existe há 8 anos e são feitas diversas perguntas do ponto de vista dos desenvolvedores, para saber em quais plataformas eles têm voltado suas atenções e que tipos de jogos têm feito.

De acordo com as respostas da pesquisa, que envolveu mais de 3.000 participantes, 58% dos desenvolvedores escolheram o PC quando perguntados "qual plataforma mais lhe interessa como um desenvolvedor no momento?". É importante entender que essa não era uma pergunta de resposta exclusiva, a pessoa questionada poderia escolher mais de uma plataforma, mas a maioria dos perguntados incluiu o PC na resposta, somando os 58% "vitoriosos" no interesse de desenvolvimento.

A porcentagem representa um crescimento em relação ao ano passado, quando 50% dos participantes declararam seu maior interesse no PC como plataforma. Já é um bom número, mas o aumento foi considerável.

O mesmo número de 58% dos desenvolvedores disse que seu último game saiu para o PC e pelo menos 53% dos participantes disse que seu próximo projeto já estava em desenvolvimento para o PC. 

- Continua após a publicidade -

O segundo lugar de "plataforma de maior interesse para os devs" foi para o PS5, que recebeu 44% das marcações. Estranhamente, o terceiro lugar não foi para o Xbox Series S e X. Os consoles da Microsoft ficaram com 30% das respostas, se colocando na quarta posição. A terceira plataforma mais interessante para os devs foi o Nintendo Switch, com 38% das marcações. Enquanto isso, o Stadia fica na lanterninha triste de apenas 6%. 

Vale dizer novamente: a soma dos resultados ultrapassa 100% porque cada participante podia marcar mais de uma resposta. Por fim, também é importante destacar, como faz a PC Gamer, que essa é uma pesquisa conduzida num evento dos EUA, com uma presença massiva de devs ocidentais. A mesma pesquisa feita na Ásia poderia mostrar resultados bem diferentes.

Fonte: PC Gamer
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.