Créditos: AMD/Divulgação

AMD Zen5 de 3nm de codinome Strix Point pode ter núcleos assimétricos [RUMOR]

O rumor também aponta que a geração Zen 4 terá suporte a DDR5, APUs com RDNA e chegará em 2022

Ainda hoje (28) o site asiático Moepc compartilhou um rumor afirmando que a nova microarquitetura Zen 5 da AMD deve contar com processadores com núcleos assimétricos na lógica big.LITTLE e chegará em 2024. Também foi revelado que a geração Zen 4 será lançada em 2022 com nódulos de 5nm e suporte a DDR5 além de gráficos integrados RDNA.


Suposto cronograma vazado da AMD (Imagem: Moepc/Reprodução)

A AMD está atualmente trabalhando com a sua microarquitetura Zen 3 de processadores da série Ryzen 5000, enquanto a nova geração Zen 4 já provavelmente está em desenvolvimento. O rumor aponta que a empresa teria desistido de criar processadores Zen3+ da linha Ryzen 6000, no entanto, as CPUs baseadas em nódulos de 5nm da arquitetura Zen 4 já estariam nos planos da AMD para chegarem em 2022

Além disso, um dos maiores destaques para esse rumor do Moepc é a menção da nova geração Zen 5 de APUs da fabricante. De acordo com o site, os modelos derivados dessa microarquitetura de codinome Strix Point serão produzidos pela TSMC em 3nm e receber suporte para módulos de memória DDR5.

Também vale destacar que o Zen 5 introduziria o design de núcleos assimétricos na lógica big.LITTLE Isso significa que as APUs Ryzen 8000 contarão com alguns núcleos de alta performance (e também alto consumo) para a execução de tarefas mais pesadas e alguns núcleos de alta eficiência e performance mais baixa ou moderada. No entanto,  ainda não sabemos quais podem ser esses núcleos "pequenos" e eficientes. O rumor aponta que essa nova geração deve ter APUs com até 8 núcleos de alto desempenho e 4 de eficiência.

- Continua após a publicidade -

As APUs Zen 5 pertencem à série Ryzen 8000 (até o momento dessa escrita), e vão adotar big.LITTLE como os Intel Alder Lake e Raptor Lake, com 8 núcleos grandes Zen 5 e 4 núcleos pequenos. Está programado para lançar em 2024.

De acordo com o site, as novas APUs Ryzen 8000 baseadas na arquitetura Zen 5 devem ser lançadas em 2024, ou seja, daqui a três anos a partir de agora. Por isso, é importante lembrar que, mesmo que todas essas informações sejam verídicas, a própria AMD pode mudar seus planos e as especificações de seus produtos ao longo do tempo. Portanto, aceitem as informações com cautela. 

Via: Tweak Town, Videocardz, Wccftech Fonte: MOEPC
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.