Créditos: Reprodução/Microsoft

Windows 10 já está presente em 1,3 bilhão de dispositivos ativos

Sistema operacional foi lançado em julho de 2015 pela Microsoft
Por Fabio Rosolen 28/04/2021 07:47 | atualizado 28/04/2021 13:26 Comentários Reportar erro

A Microsoft anunciou durante a divulgação dos resultados financeiros para seu mais recente trimestre fiscal que o Windows 10 já está presente em 1,3 bilhão de dispositivos ativos. O sistema operacional foi lançado em julho de 2015 e na época a empresa afirmou que sua meta ter o sistema presente em 1 bilhão de dispositivos, como PCs, laptops, tablets, Windows Phones, consoles Xbox One, sistemas Surface Hub, headset de realidade aumentada HoloLens e outros dispositivos Internet of Things (IoT), em até três anos após o seu lançamento, mas isso acabou não acontecendo. Foi só em março de 2020 que a Microsoft confirmou que o Windows 10 já estava presente em 1 bilhão de dispositivos. 

O crescimento na adoção do sistema operacional neste último ano pode ser atribuído em parte à pandemia de Coronavírus (COVID-19), já que muitas pessoas acabaram comprando novos PCs e passaram a trabalhar em casa. A Microsoft disse que a demanda por novos PCs ajudou a empresa a conseguir US$ 41,7 bilhões em receitas no trimestre fiscal mais recente. Amy Hood, CFO da Microsoft, disse que o mercado de PCs permaneceu excepcionalmente forte apesar da escassez de chips. No caso dos consoles Xbox, eles foram afetados de forma mais negativa pela escassez de chips do que os PCs.

As receitas da linha de dispositivos Microsoft Surface chegaram a US$ 1,5 bilhão no trimestre fiscal mais recente, o que representa um crescimento de 12% em relação ao mesmo período no ano anterior. Apesar disso, o valor ficou abaixo do esperado pela Microsoft por motivos não revelados pela empresa.

Como o Windows 7 já não é mais suportado pela Microsoft, isso também ajudou a acelerar a adoção do Windows 10. Vale lembrar que empresas que ainda usam o Windows 7 podem pagar por atualizações enquanto trabalham em seus planos de migração para o Windows 10. No caso dos usuários domésticos, eles ainda podem fazer o upgrade gratuito para o Windows 10 ou comprar novos PCs com o sistema operacional.

Windows 10 já está presente em 1,3 bilhão de dispositivos ativos
Reprodução/Microsoft

- Continua após a publicidade -

O anúncio da Microsoft também mencionou que sua plataforma de colaboração Microsoft Teams já tem mais de 145 milhões de usuários ativos diariamente, o Microsoft 365 para usuários domésticos já tem mais 50 milhões de assinantes e que a receita provinda de conteúdos e serviços da divisão Xbox cresceu 34%.

Fonte: Neowin.net, ZDNet
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.