Créditos: Reprodução/AMD

AMD Ryzen 8000 deve chegar com Zen5 em 3 nm e adotaria a arquitetura big.LITTLE [RUMOR]

Geração "Strix Point" seria lançada em 2024

Ainda estamos chegando na metade de 2021, porém, surpreendentemente já temos os primeiros rumores relacionados a futura 8ª geração de processadores Ryzen. Segundo informações compartilhadas pelo site MoePC, os futuros Ryzen 8000 trarão algumas grandes mudanças em ambas as linhas de CPU e APU para o consumidor.

Segundo o site, atualmente a AMD está desenvolvendo a arquitetura Zen4, de codinome "Phoenix", que deve ser lançada em 2022. Segundo rumores já ventilados, essa futura geração será fabricado pela TSMC, utilizando o processo de fabricação em 5nm, com a introdução ao suporte as memórias DDR5 e a chegada dos gráficos integrados baseados em RDNA.

Porém, o site também trouxe informações antecipadas sobre a arquitetura Zen5, que já estaria em fase inicial de design e desenvolvimento e supostamente será nomeada como “Strix Point”. Essa futura geração de processadores utilizaria o processo de fabricação em 3 nm, ainda da TSMC, e fariam parte da série Ryzen 8000/8000G.

A maior mudança em comparação com as gerações passadas seria a implementação da arquitetura big.LITTLE, originalmente desenvolvida pela ARM. Com isso, os processadores baseados em Zen5 apresentaria essa nova abordagem híbrida, contando com núcleos focados em máxima eficiência com baixo consumo (Little) e núcleos focados na máxima performance e de alto consumo (Big).

- Continua após a publicidade -

Com isso, as duas principais empresas do ramo de processadores para desktops adotariam essa nova abordagem para seus produtos, visto que a próxima geração de GPUs da Intel, com a linha Alder Lake, já trará essa mudança. De acordo com o site, os processadores da série Zen5 teriam até 8 núcleos "grandes" e até 4 núcleos "pequenos", o que é menos que está sendo especulado nos futuros processadores da Intel que trarão a arquitetura big.LITTLE.

As CPUs da linha Zen 5 também devem apresentar grandes mudanças no subsistema de memória, porém, ainda não foi dito quais alterações devem acontecer. Segundo o site, os novos Ryzen 8000 devem ser lançados em 2024, porém, ainda é muito cedo para falar sobre uma plataforma que só chegará ao mercado daqui a 3 anos, onde muita coisa ainda pode mudar até lá.

Via: WCCFTech, Videocardz Fonte: MoePC
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.