Créditos: Gigabyte/Divulgação

Suposta placa-mãe AMD com chipset X570s é validada no CPU-Z [Rumor]

Novo modelo apareceu junto com a recém-anunciada APU Ryzen 7 5700G
Por Carlos Felipe Estrella 25/04/2021 15:27 | atualizado 25/04/2021 15:51 Comentários Reportar erro

A AMD estaria preparando um novo chipset, o X570S, que serviria como uma versão atualizada do seu atual chip para placas-mãe topo de linha. Quem aponta isso é o famoso leaker Tum_Apisak, que encontrou uma validação do GPU-Z com a placa-mãe Gigabyte X570S Aorus Pro Ax em conjunto com a recém-anunciada APU AMD Ryzen 7 5700G.

Isso só dá mais credibilidade para o rumor de que a AMD está fazendo um refresh dos seus chipsets de placas-mãe. Essa informação tem sido bastante comentada desde que a  própria Gigabyte começou a registrar diversas placas-mãe com o chipset X570S na Eurasian Economic Commission (Comissão Econômica Eurasiática, ou ECC).

Nunca tem como saber se os produtos que passam por esse tipo de registro realmente vão chegar no mercado, mas a validação no CPU-Z dá bons indícios de que a Aorus Pro Ax será vendida a consumidores. Só que ainda não se sabe quais melhorias o chipset X570S vai trazer sobre a geração anterior.

Especula-se que a AMD encontrou uma maneira de otimizar o chip, fazendo com que ele não precise da pequena ventoinha de resfriamento que foi alvo de tantas críticas por parte dos fãs. Também especula-se que a AMD teria encontrado em contato com a ASMedia para melhorar o design existente.

- Continua após a publicidade -

Isso porque, para os chipsets da série 500, a AMD trocou os designs encomendados de empresas como a ASMedia para favorecer as suas criações próprias com IPs licenciadas. Vale lembrar também que o chipset X570 vem com resfriamento ativo, que foi necessário por causa do TDP maior exigido pela adição ao suporte para PCIe 4.0.

Para base de comparação, o chipset X470 pede apenas 6 W, enquanto a versão para clientes domésticos do X570 pede 11 W — e o modelo empresarial tem TDP de 15 W. Só que já existem placas-mãe X570 com resfriamento passivo no mercado, como é o caso da Asus ROG Crosshair VIII Dark Hero e da Gigabyte X570 Aorus Xtreme.

Contudo, ainda é muito caro produzir um modelo com essas características, o que faz com que elas fiquem restritas apenas às placas-mãe mais caras do mercado. Existe uma expectativa de que o chipset X570S vai permitir que modelos um pouco mais em conta venham com resfriamento passivo também.

Via: Tom's Hardware, TechPowerUp
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.