Índice do Artigo

AMD

Versão de engenharia da AMD Radeon RX 6900 XTX aparece em fotos com water cooler integrado

Versão de engenharia da AMD Radeon RX 6900 XTX aparece em fotos com water cooler integrado
Créditos: Reprodução/AMD

A AMD vem trabalhando constantemente com sua linha de placas de vídeo Radeon RX 6000, com a empresa trazendo vários modelos para o mercado, como a RX 6700 XT. Entretanto, duas imagens recém-vazadas sugerem que a empresa de Dr. Lisa Su considerou desenvolver um verdadeiro “monstro” para a sua linha Big Navi.

De acordo com fotos vazadas no site chinês Weibo, a AMD teria desenvolvido uma placa de vídeo high-end com um sistema de refrigeração líquida integrada, que chamaria Radeon RX 6900 XTX. A placa de vídeo, que se trataria de um modelo de engenharia, seria uma variante com water cooler da RX 6900 XT, porém, teria sido cancelada por motivos desconhecidos.

A suposta Radeon RX 6900 XTX contaria com o mesmo design das GPUs da linha Radeon RX 6000, seguindo o esquema de cores prata e preto, trazendo duas placas de alumínio brilhante e um grande logotipo Radeon ‘R’ no meio.

A placa ocuparia dois slots e traria uma refrigeração líquida AIO (all-in-one) com um radiador de 120 mm equipado, solução bastante similar com a RX Vega 64 Liquid Edition e Radeon R9 Fury X. Mas ao contrário do RX 6900 XT, a Radeon RX 6900 XTX não contaria com um backplate para proteger o PCB.

Equipando essa placa, temos o chip Navi 21 XTXH, que é simular a Navi 21 XTX, porém,  apresenta um binning melhor, assim oferecendo um maior potencial para overclock. Essa GPU já está presente em três modelos de algumas parceiras, como a PowerColor RX 6900 XT Liquid Devil Ultimate, ASRock RX 6900 XT OC Formula e Sapphire RX 6900 XT Toxic Extreme.

Ademais, a placa teria as mesmas especificações da RX 6900 XT, com seus 16 GB de VRAM do tipo GDDR6, em uma interface de barramento de 256 bits e largura de banda de 512 GB/s. A Radeon RX 6900 XTX também trazia o design PCB de referência da linha, com conectores de alimentação duplos de 8 pinos e TBP de 300W.

Embora ainda não existe oficialmente um motivo pelo qual a Radeon RX 6900 XTX teria sido “cancelada”, faria sentido para a AMD permitir que seus parceiros lançassem seus modelos com especificações extremas que levam o silício Navi 21 ao limite. Com rumores de que a Nvidia planeja anunciar a GeForce RTX 3080 Ti em breve, esse seria um movimento para tentar anular o possível lançamento de sua rival.

YouTube video

Via: WCCFTech, Tom’s Hardware, TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções