Índice do Artigo

Playstation

Sony registra patente de IA que aprende e imita a maneira como você joga

Sony registra patente de IA que aprende e imita a maneira como você joga
Créditos: Divulgação/Sony

A Sony Interactive Entertainment registrou recentemente uma patente de uma tecnologia de inteligência artificial capaz de aprender e imitar a maneira como um jogador se comporta. Segundo a descoberta realizada pelo site Segment Next, os documentos da empresa descrevem cenários nos quais um bot alimentado por essas informações pode assumir o controle para realizar tarefas para o jogador.

As aplicações práticas da tecnologia incluem momento em que o jogador chama o “substituto” para passar de um chefe difícil ou para ganhar experiência para ele (o famoso grind). A patente também descreve situações em que uma pessoa muito ocupada poderia usar a inteligência artificial para avançar em partes específicas de um game enquanto ela está dedicada ao trabalho ou outras atividades.

Imagem: Reprodução/USPTO

O que diferencia o uso da tecnologia de outras opções automáticas é justamente o fato de ela tentar se aproximar ao máximo da maneira como o jogador se comportaria diante de certas situações de jogo. A Sony acredita que isso derrubaria as barreiras para a aceitação de uma solução do tipo, tornando as pessoas mais confortáveis em usá-la tanto em partida single player quanto multiplayer — ou seja, as linhas entre jogadores “reais” e “bots” ficariam muito mais borradas.

IA que aprende e evolui sozinha

A patente registrada pela Sony também afirma que a inteligência artificial não dependeria somente das habilidades do jogador para aprender. Caso ela encontre um obstáculo que não consegue passar, por exemplo, poderia acessar automaticamente informações online (como guias ou vídeos de gameplay) para aprender a completar uma tarefa ou passar por um obstáculo.

Outras patentes recentes da empresa indicam que ela ao menos estuda introduzir uma versão aprimorada do controle Dual Sense e já cogitou formas de tornar qualquer objeto — incluindo bananas — em controladores de jogo. Como todo documento do tipo, a existência dos registros não significa necessariamente que eles vão se tornar produtos comerciais, o que também não descarta essa possibilidade.
 

Via: Segment Next, USPTO

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções