Novo vírus pede resgate para deixar de funcionar

A estratégia jÁ foi utilizada outras vezes, mas o mais novo vírus que pede resgate estÁ causando dor de cabeça para muita gente. Segundo o site IDG Now!, o worm se instala na mÁquina através de sites pornôs, mensagens instantâneas e até drives USBs infectados jÁ fez com que pelo menos 2500 pessoas pagassem os US$ 12 requeridos para que uma senha seja liberada.

O malware funciona da seguinte forma: o usuÁrio é infectado e então o vírus fecha uma série de programas do windows, de segurança e impede o acesso a sites. Então é exibida na tela uma mensagem exigindo que o usuÁrio pague a quantia por meio de mensagem SMS premium para receber a senha de destravamento.

Devido ao pequeno valor exigido, especialistas da Trend Micro calculam que cerca de 2500 pessoas jÁ pagaram para se ver livres da praga, o que rendeu cerca de US$ 29,5 mil. É impossível calcular quantos outros usuÁrios foram vítimas e não chegaram a pagar o valor.

Ainda segundo a Trend Micro, o nome do vírus é Worm_Rixobot.A. Ele não utiliza técnicas avançadas de criptografia, como o Gpcode, e, justamente por isso, o valor pedido pelos hackers para que o computador seja liberado é baixo, o que faz com que muitos usuÁrios acabem pagando.

Assuntos
Tags
  • Redator: Gian Kojikovski

    Gian Kojikovski

    Peixe fora d'água, Gian Kojikovski demorou em entrar no mundo da tecnologia. Ganhou seu primeiro computador aos 11 anos mas só foi descobrir como usá-lo aos 13. Desde então, gastou tardes e madrugadas entre os clássicos The Sims e GTA II. É estudante de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e tem interesse em pesquisas na área de smartphones.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.