Créditos: Divulgação/Microsoft

DirectStorage da Microsoft será compatível com SSDS PCIe Gen 3 no PC

A tecnologia aprimora o desempenho de games e já está disponível no Xbox Series S e X
Por Felipe Gugelmin 22/04/2021 19:33 | atualizado 22/04/2021 19:33 Comentários Reportar erro

Em uma apresentação a desenvolvedores realizada na última terça-feira (20), a Microsoft confirmou que a tecnologia DirectStorage vai beneficiar até mesmo quem possui SSDs com a interface PCIe de terceira geração. Anteriormente, a companhia havia confirmado que seria preciso ter hardware compatíveis com pelo menos a quarta geração da tecnologia para se beneficiar da API já presente no Xbox Series S e X.

A empresa também confirmou que todas as GPUs compatíveis com o DirectX 12 vão poder tirar proveito do DirectStorage. Fazendo a ligação direta entre a GPU e dispositivos de armazenamento NVMe, a tecnologia possibilita a descompactação de assets, o que resulta em um menor uso de recursos da CPU e em uma diminuição no tempo de carregamento de cenários, entre outros benefícios.

Imagem: Reprodução/TechPowerUp

No entanto, a Microsoft aponta que, para realmente tirar proveito do recurso, é recomendado que os usuários tenham ao menos uma placa de vídeo compatível com o padrão DirectX 12 Ultimate. Os primeiros hardwares que se encaixam nessa categoria fizeram sua estreia em 2020 com a série RTX da NVIDIA e estão entre os mais visados na atual escassez de hardwares que o mercado mundial enfrenta.

Lançamento ainda sem data

A chegada da tecnologia DirectStorage ao PC foi confirmada pela Microsoft em seu blog de desenvolvedores em setembro de 2020. A empresa prepara para o verão norte-americano (entre julho e setembro) uma prévia limitada a um número selecionado de parceiros e ainda não revelou oficialmente quando a atualização chega aos PCs

A API promete quebrar as barreiras encontradas por soluções atuais, que não consegue igualar a velocidade de leitura dos SSDs atuais com a quantidade de IO exigida por títulos recentes. Com isso, mesmo quem possui um hardware potente acaba não conseguindo tirar total proveito dos jogos instalados.

- Continua após a publicidade -

Imagem: Reprodução/TechPowerUp

Mesmo com a confirmação da Microsoft de que produtos como NVMe Gen 3 vão ser compatíveis com o DirectStorage, provavelmente isso não inclui os modelos com velocidades mais moderadas. A expectativa é que a empresa libere mais detalhes sobre os hardwares compatíveis conforme a data de lançamento da atualização se aproximar.

Fonte: TechPowerUp
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.