Créditos: Divulgação/ASUS

ASUS lança primeiro monitor gamer com HDMI 2.1 em maio

O ROG Strix XG43UQ já iniciou suas pré-vendas europeias por valores próximos a US$ 1.900.
Por Felipe Gugelmin 22/04/2021 18:32 | atualizado 22/04/2021 18:32 Comentários Reportar erro

Anunciado há nada menos que dois anos, o monitor ROG Strix XG43UQ da ASUS finalmente ganhou uma previsão para chegar às lojas: maio de 2021. Entre os aspectos que se destacam no aparelho está a presença da conectividade HDMI 2.1, que permite jogar em até 120 Hz na resolução 4K usando plataformas da geração atual como o PlayStation 5 e o Xbox Series X.

O ROG Strix XG43UQ possui tela de 43 polegadas com atualização máxima de 144 Hz e tempo de resposta de imagem de somente 1 ms. Outras características incluem a presença das tecnologias Display Stream Compression (DSC) e AMD FreeSync Premium Pro, que combina visuais em HDR com baixa latência e sincronização adaptável em situações nas quais a taxa de quadros de jogos pode variar.

Imagem: Divulgação/ASUS

Caso a ASUS consiga cumprir sua previsão de lançamento, o modelo será o primeiro da categoria a ser oferecido aos consumidores, superando em velocidade de chegada competidores como a Gigabyte e a Eve. Com banda máxima de 48 Gbps (que vai até 128 Gbps com o uso de técnicas de compressão), o HDMI 2.1 é um grande salto em relação à versão 2.0, que trazia banda máxima de 18 Gbps — a banda extra garante a possibilidade de reproduzir imagens em 10K a 120 Hz, dependendo da compressão utilizada.

Pré-venda foi iniciada há mais de um mês

Outras vantagens do HDMI 2.1 incluem suporte à implementação de HDR dinâmico, que ajusta as imagens baseado em cenas ou até mesmo em frames individuais. Em outras palavras, não são somente jogadores de console que se beneficiam da nova tecnologia, mas também quem possui um bom PC dedicado a games — por mais difícil que isso possa ser ultimamente.

Conforme noticiamos em março, o ASUS ROG Strix XG43UQ já está em pré-venda em varejistas europeus há um tempo considerável, por um valor sugerido que se aproxima dos US$ 1.900. A expectativa é que, assim como aconteceu com outras tecnologias, as ofertas com o HDMI 2.1 barateiem com o tempo e se tornem mais amplas. Além do novo padrão, o modelo também vai contar com conectividade Display Port 1.4, entrada e saída de áudio e conexões USB 3.0.
 

Via: PC Gamer Fonte: TechPowerUp, ASUS
Assuntos
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.