Créditos: AMD/Divulgação

AMD habilita recursos do FidelityFX nos consoles Xbox Series X|S

Entre as funcionalidades adicionadas estão filtro de nitidez e shading variável
Por Carlos Felipe Estrella 21/04/2021 21:01 | atualizado 21/04/2021 21:02 Comentários Reportar erro

A AMD anunciou que vai habilitar os recursos do FidelityFX nos consoles de atual geração da Microsoft, os Xbox Series X|S. Entre as funcionalidades que estão sendo adicionadas, o porta-voz da empresa mencionou o filtro de nitidez, a shading variável e o filtro de ruídos do ray tracing.

Vale lembrar que ambos os consoles da Microsoft utilizam processadores baseados na arquitetura Zen 2 e placas de vídeo RDNA2. Todos os recursos do FidelityFX são de código-aberto, e podem ser implementados pelos desenvolvedores sem qualquer pagamento de royalties.

A partir de hoje, dia 21 de abril de 2021, os desenvolvedores poderão encontrar os efeitos da AMD no kit de desenvolvimento de games (GDK) dos Xbox Series X|S. De acordo com o site Videocardz, esse deve ser o primeiro passo da AMD na implementação da tecnologia Super Resolution (Super Resolução, ou FSR), sua resposta para o Deep Learning Super Sampling (DLSS) da Nvidia.

A tecnologia FSR será parte da coleção do FidelityFX, e a AMD tem planos de entregá-la dentro de uma filosofia cross-platform. Isso significa que deverá ser fácil de implementar o recurso tanto na versão para Xbox quando na edição dos jogos para computadores — assim que ele estiver disponível, é claro.

- Continua após a publicidade -

"Para os gamers, o AMD FidelityFX estar vindo para o Xbox Series X|S significa que os futuros jogos do Xbox poderão se beneficiar de todas as otimizações específicas para a plataforma com os visuais incrível que o FidelityFX já ajuda a entregar nos jogos para PC".
- Comunicado oficial da AMD

"Para os gamers, o AMD FidelityFX estar vindo para o Xbox Series X|S significa que os futuros jogos do Xbox poderão se beneficiar de todas as otimizações específicas para a plataforma com os visuais incrível que o FidelityFX já ajuda a entregar nos jogos para PC".
- Comunicado oficial da AMD

Até agora, não há qualquer rumor ou especulação de que o AMD FidelityFX vá chegar ao ecossistema de consoles da Sony, em especial ao PlayStation 5. O console de atual geração da fabricante japonesa também possui uma CPU baseada em Zen 2 e uma GPU RDNA 2.

De acordo com o site TechPowerUp, outros recursos do FidelityFX que estão a caminho dos consoles são a oclusão ambiental e os reflexos baseados no espaço de tela. Essas informações foram compartilhadas durante o evento virtual da Microsoft, Game Stack Live 2021.

Via: TechPowerUp, Videocardz Fonte: AMD
Assuntos
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.