Créditos: Divulgação/Gigabyte

Gigabyte indica que coolers atuais vão funcionar em CPUs Intel Alder Lake

Um manual atualizado mostra que a fabricante já se prepara para o lançamento da nova linha de processadores
Por Felipe Gugelmin 20/04/2021 19:06 | atualizado 20/04/2021 19:06 Comentários Reportar erro

Uma atualização realizada pela Gigabyte no manual do cooler Aorus Waterforce X indica que não será necessariamente preciso comprar uma solução nova de resfriamento ao fazer o upgrade para a linha Intel Alder Lake. Prevista para chegar ao mercado na segunda metade deste ano, a atualização dos processadores da Intel deve contar com até 16 núcleos e trazer o socket LGA 1700.

Além de a referência ao novo socket já estar presente no site da fabricante, o usuário do Twitter conhecido como @momomo_us (conhecido pelo seu histórico de divulgar vazamentos verdadeiros) publicou a versão impressa do manual. A diferença fica pelo fato de que os parafusos usados para fixar o cooler devem ser ligeiramente mais curtos do que os usados para os sockets LGA 115x e 1200 — de 26,66 milímetros, eles passam a 25,86 milímetros.

Imagem: Reprodução/Gigabyte

Outro aspecto que muda é a distância entre os contatos, que passa de 75 por 75 milímetros das gerações mais antigas para 78 por 78 milímetros no socket Alder Lake. Em outras palavras, conforme aponta a PC Gamer, quem já possui o Aorus Waterforce X e quer apostar em um upgrade provavelmente não precisará ir atrás de outra solução ou adquirir um kit de adaptação.

Lançamento cada vez mais próximo

Enquanto as informações divulgadas pela Gigabyte indicam que os consumidores de seus produtos não terão problemas em fazer o upgrade, o mesmo não é verdade para outras fabricantes. A Noctua, por exemplo, se adiantou no começo de abril e confirmou que o NH-U12A vai precisar de um kit extra para se adaptar à 12ª geração Intel Core.

Imagem: Reprodução/Gigabyte

- Continua após a publicidade -

Enquanto a Intel não divulgou uma data específica para a chegada dos produtos Alder Lake, a atualização da Gigabyte mostra que as fabricantes de periféricos já estão se adiantando ao lançamento e possuem ao menos algumas especificações da linha fechadas. A previsão é a de que as CPUs cheguem às lojas no terceiro trimestre de 2021 e introduzam a compatibilidade de tecnologias mais recentes.

Os novos processadores prometem compatibilidade com memórias DDR5 (e retrocompatibilidade com o DDR4), bem como com o padrão PCI Express 5.0. Enquanto a nova linha não chega, a Intel já está trabalhando na geração Metor Lake, de 7 nm, que deve chegar aos consumidores em algum momento de 2023.
 

Via: PC Gamer Fonte: Gigabyte
Assuntos
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.