Créditos: Lenovo/Divulgação

Lenovo lista GeForce RTX 3050 e RTX 3050 Ti em especificações de notebooks

Modelos ainda estarão na geração Ampere e deverão ser baseados no chip GA107

A Lenovo listou as ainda não anunciadas placas de vídeo GeForce RTX 3050 e RTX 3050 Ti em especificações de seus notebooks. Mais do que isso, a empresa ainda revelou as possíveis especificações da versão mobile dessas GPUs.

A GeForce RTX 3050 para laptops deverá vir com 4 GB de memória GDDR6, com boost clock listado em 1500 MHz e TPG (Total Graphics Power) de 95 W. A Lenovo ainda traz uma especificação chamada "Frequência boost atingida" que é de 1740 MHz.

Enquanto isso, a RTX 3050 Ti deverá vir com um boost clock de 1485 MHz e com frequência atingida de 1695 MHz. A memória de vídeo e o TGP deverão se manter os mesmos: 4 GB de VRAM GDDR6 e 95 W.

Essas deverão ser as placas de vídeo menos poderosas e mais baratas da geração RTX Ampere. Elas deverão chegar tanto para laptops como para desktops no futuro, mas no momento só temos informações da versão para notebooks.


Fonte: Lenovo/Reprodução

- Continua após a publicidade -

A versão para computadores passou por alguns adiamentos e teve várias mudanças na data de lançamento — as fabricantes parceiras supostamente estariam sem uma atualização da Nvidia sobre o assunto há três meses. A variante para notebooks, por outro lado, está aparecendo com frequência nos sites de fabricantes de laptops.

De acordo com o site Videocardz, isso indica que a chegada desses modelos ao mercado é iminente. A expectativa é de que tanto a GeForce RTX 3050 quanto a RTX 3050 Ti sejam baseadas no chip GA107, que ainda não foi usado para nenhuma outra placa de vídeo da Nvidia.

Os dois SKUs para laptops teriam interfaces de 128-bits para suportar os 4 GB de memória GDDR6. Essa pequena capacidade de VRAM e o barramento curto indicam que realmente se tratam de modelos de entrada, para rodar os jogos da próxima geração em resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) em qualidade média ou até na baixa.

Rumores anteriores indicavam que a RTX 3050 poderá ter TDPs de no mínimo 60 W em notebooks, o que permitiria seu uso em aparelhos bem finos. O vazamento da Lenovo confirma que as empresas poderão ajustá-lo para 80 W, com o valor de 95 W indicando um possível suporte para a tecnologia Dynamic Boost.

As placas RTX 3050 para notebooks deverão aparecer nos laptops Lenovo Legion 5 Pro, que vêm com o processador AMD Ryzen 7 5800H. Esse notebook tem uma tela de 16 polegadas com proporção 16:10.

Via: Videocardz, TechPowerUp Fonte: Lenovo
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.